O Brasileiro da série B 2018 tem uma particularidade diferente neste início em relação as edições dos dois últimos anos. Nesta temporada, os mandantes tem deixado poucas brechas para os rivais. A supremacia dos donos da casa é maior até mesmo do que os da série A.
Nos 30 jogos disputados até aqui, 19 tiveram vitórias dos mandantes, ou seja, 63,3%. Foram ainda quatro empates e sete derrotas dos donos da casa.
O percentual é muito superior a 2017 e 2016. No ano passado, após três rodadas, apenas 13 mandantes haviam vencido (43,3%). O que chamou a atenção na última temporada foi o número de empates (11). Foram registrados ainda seis vitórias dos visitantes.
Em 2016, os números são parecidos. Os mandantes ganharam 14 jogos (46,3%), empataram sete vezes e perderam nove confrontos.
Se compararmos com a série A, a vantagem dos donos da casa da série B também é significativa. Após 28 partidas - haverá ainda um jogo na noite desta segunda-feira (América e Vitória) e o confronto entre Santos e Vasco foi transferido para o dia 16 de julho - foram 14 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. O aproveitamento dos mandantes é de 50%.
Mesmo se computarmos vitórias dos donos da casa nos dois jogos restantes, o percentual dos mandantes subiria para 53,3%, bastante abaixo dos números da série B.
Os dois anos anteriores mostraram que o índice de vitórias dos mandantes aumentou com o passar das rodadas. Resta saber se isso irá acontecer em 2018 também. Mas, não há dúvida que para subir será preciso estar perto de 70% de aproveitamento em casa.