Levantamento do globoesporte.com mostrou quais os clubes do futebol nacional que mais revelam jogadores. O Censo levou em conta qual a origem de todos os jogadores que entraram em campo no Campeonato Brasileiro da série A. O critério utilizado foi em qual equipe o atleta jogava no momento da estreia como profissional ou por qual clube ele era vinculado.
O que chamou a atenção é que apenas dois jogadores deste universo foram revelados pelo Londrina: Joel, atacante do Avaí, e o goleiro Vanderlei, do Santos, que ficou pouco tempo no alviceleste. Este é um reflexo claro do baixo investimento do LEC nas últimas duas décadas no departamento de base.
Dos clubes londrinenses aparecem ainda, o Fernandinho, do Grêmio, como revelação da Portuguesa e do PSTC, Rodrigo Alves, atacante da Chapecoense, e Getterson, do Coritiba.
Como curiosidade, o Iraty aparece com sete nomes e três deles que se destacaram no Londrina, após a parceria com a SM Sports: Gilvan, Bruno Henrique e Arthur Kaique.
O Londrina precisa rever a sua filosofia de trabalho e investimento na base. O número de atletas que têm sido utilizados no profissional poderia ser maior. Porém, falta mais qualidade e isso impede a negociação em um número elevado destas revelações. Além de vender alguém esporadicamente, o Londrina tem poucos resultados positivos em nível estadual e nenhum em competições nacionais, mesmo com toda a estrutura e condição que a parceria com a SM proporciona.