O enredo para o Londrina vencer o Fortaleza foi desenhado em vários momentos da partida na Arena Castelão. O time marcou bem, correu poucos riscos, teve chances para marcar, mas, novamente, faltou qualidade na hora de ganhar a partida. No fim, o time do Rogério Ceni mostrou porque não é líder por acaso é venceu de virada por 2 a 1.
O LEC fez um primeiro tempo quase perfeito. Roberto Fonseca optou por Jô e Safira como substitutos de Dagoberto e Thiago Ribeiro e o time deu poucos espaços ao Fortaleza. Se beneficiou ainda da saída logo aos 18 minutos do atacante Marcinho, lesionado e melhor jogador dos donos da casa em campo.
Vagner quase não trabalhou. E o Londrina foi ganhando corpo e tinha muito espaço para atacar. O Fortaleza errava demais e, talvez, tecnicamente, tenha feito um dos seus piores jogos no Brasileiro.
Em um dos erros, Jô tomou e foi parar dentro da área. Foi deslocado pelo volante Felipe e reclamou de pênalti não marcado. Mas erro grotesco mesmo do árbitro Paulo Henrique Vollkopf foi não ter expulsado o zagueiro Diego Jussani, que agrediu Safira na frente de todo mundo. Pipocou feio o apitador.
O Londrina foi recompensado com o gol aos 44 minutos. Escanteio cobrado por Higor Leite e cabeceio certeiro de Lucas Ramon. Gol que coroa a ótima fase do lateral alviceleste.
O segundo tempo voltou com o Fortaleza pressionando demais, mas com muitos espaços para o Londrina jogar. A falta de qualidade impediu o LEC de vencer. E o lance do empate ilustra muito bem isso.
O Londrina teve um contra-ataque de quatro contra dois e não fez o gol. Deixou espaços e Gustavo foi parar dentro da área para sofrer pênalti. Vagner, que já tinha recebido cartão por cera, recebeu o segundo amarelo e foi corretamente expulso. Bruno Melo bateu bem e empatou aos 24.
Com um a menos ficou mais complicado. Alan que tinha salvado a virada em cabeceio de Ederson, falhou no segundo gol. Espalmou para o meio da área o chute de Marlon e Gustavo, artilheiro da série B, não perdoou e decretou a virada.
O Londrina nunca teve tanta chance para vencer o líder fora de casa, mas mostrou a mesma marca de todo o campeonato e por isso deixou escapar uma oportunidade única.