O Londrina não faz parte do mapa dos clubes brasileiros no uso das redes sociais. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Ibope, divulgada nos últimos dias.
O Instituto divulgou o ranking digital dos clubes brasileiros, com os 35 primeiros da lista, levando em conta os dados do mês de dezembro, nas quatro principais plataformas (Twitter, Facebook, Instagram e YouTube). Veja a lista aqui.
A liderança é do Corinthians, seguido do Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos. A tragédia com o voo da Chapecoense levou o time catarinense ao inédito sétimo lugar. Em algumas plataformas, a Chape está a frente até de clubes melhores ranqueados.
O ranking incluiu os 20 times que jogaram na série A e mais 15 com as maiores bases digitais das séries B e C.
O Londrina tem canais em todas estas plataformas, porém os números ainda são baixos. No Facebook, são 75.052 curtidas, Twitter, são 12,2 mil seguidores, no Instagram, 14,8 mil, e no YouTube, no canal TV LEC, são 1.277 inscritos. No combinado, são 103.329.
Só como comparação, três clubes que também jogaram a série B este e que não estão no ranking, estão bem a frente do Londrina. O Paraná tem 199.671 no total, o CRB, 209.496 e o Brasil de Pelotas, 213.447.
O LEC evoluiu muito nos últimos anos, mas precisa se profissionalizar em vários setores ainda para conseguir explorar todo o potencial da sua marca, da sua torcida e dos futuros admiradores.
Qualquer clube, empresa, de qualquer área ou setor, instituição ou associação que não abrir os olhos para as mídias sociais fatalmente ficarão para trás e deixarão caminho aberto para os concorrentes.
É preciso entender que as mídias sociais são os melhores canais para divulgar sua marca, se aproximar e se relacionar com seus torcedores/consumidores/clientes, além de ser um campo propício para faturar alto.
O Londrina pode crescer muito ainda no uso das suas plataformas. Bastar investir e usar as estratégias corretas. Que estes números possam abrir os olhos de quem está a frente do clube.