Todos os meses eu recebo a atualização do ranking digital dos clubes brasileiros e me renova as esperanças de ver o Londrina entre os 40 maiores do país em mídias sociais. E não foi desta vez novamente que o Tubarão está na lista.
O novo ranking não tem muitas novidades em termos de posições e segue com a liderança do Flamengo seguido por Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
O estudo leva em conta obrigatoriamente os clubes que participam da série A e os demais entram pelo número total de seguidores somados nas plataformas Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
O que me chama a atenção é que a lista tem vários clubes com muito menos tradição que o Londrina e alguns que estão jogando as séries C e D e alguns que nem divisão tem, como é o caso da Portuguesa e Red Bull Brasil. O que comprova que o LEC explora muito mal ainda seu potencial nas redes sociais e que é um campo onde o clube pode e precisa crescer.
Somei os seguidores do Londrina nas quatro plataformas. No Facebook são 95,8 mil seguidores, 36,6 mil no Twitter, 28,6 mil no Instagram e 3,2 mil no YouTube. No total, 164,2 mil. O último clube a entrar no ranking nacional é o Juventude com um total de 227,5 mil seguidores.
O número de seguidores do LEC tem crescido, mas ainda em um ritmo muito lento. Qualquer produto, marca ou serviço hoje precisa estar presente nas redes sociais. E com o futebol não é diferente. O Londrina perde com isso tempo, visibilidade e dinheiro.