Blog do Lucio Flávio

Londrina acerta em poupar Dagoberto em Barueri?

26 jul 2019 às 15:08

A decisão de Dagoberto não jogar com o Oeste foi conjunta entre o jogador e a comissão técnica. O objetivo é fazer com que o atacante se preserve fisicamente e se prepare para as duas partidas que o time fará na próxima semana no estádio do Café.

Respondendo a manchete deste post, sim, a decisão do atleta não jogar na Arena Barueri é a mais correta. É, no mínimo, a mais coerente. Claro que boa parte da torcida pode ficar desapontada, afinal o atacante atuou o tempo todo com o Vitória e voltou bem. Mas o torcedor age com a emoção e no futebol, algumas vezes, é preciso ir pela razão.


Do jogo contra o Vitória, passando por Oeste, Paraná e Atlético Goianiense, o LEC fará quatro partidas em 11 dias, média de intervalo de menos de três dias. Para jogadores melhores preparados que Dagoberto já é quase impossível manter a mesma intensidade em jogos com um intervalo tão pequeno de um para o outro. Imagine então para o atacante, que tem sofrido muito ao longo do ano com problemas físicos.


Claro que o time perde força sem o atacante em Barueri, mas é um risco calculado. Perder nunca está nos planos de nenhuma equipe, muito menos do Londrina que quer permanecer no G4. Mas perder fora é menos ruim do que vacilar em casa. E mesmo sem Dagoberto, o LEC estará competitivo na Grande São Paulo.


É muito mais importante ter Dagoberto inteiro para os jogos contra Paraná e Atlético, que são times fortes e concorrentes diretos. O LEC precisará muito mais dele no estádio do Café do que na Arena Barueri. E certamente, se ele jogasse no sábado (27), não estaria inteiro para os duelos no Café.


Sem falar no risco de uma nova contusão que uma sequência destas poderia proporcionar. Dagoberto não pode entrar em campo sem estar 100%, porque nesta condição ele é quase imparável na série B. Ninguém decide tanto um jogo como ele. E não dá para estar 100% em todos os jogos. Então, a prudência manda que ele fique fora. Diante do risco calculado, o LEC e o jogador acertam.

Que ele aproveite bem a folga do jogo, se prepare ainda melhor, guarde energias e, de preferência, jogue um futevôlei no fim de semana para estar voando no jogo contra o Paraná.


Continue lendo