Mesmo com toda a expectativa positiva, a campanha de 100% do Londrina na primeira fase da Copa São Paulo surpreendeu muita gente. A classificação era esperada, mas talvez não com tanta tranquilidade.
Mas, a surpresa foi agradável pelo bom futebol que a equipe apresentou. O Tubarãozinho foi melhor nos três jogos e ganhou todos com autoridade - 2 a 1 no Paysandu, 2 a 0 no Desportivo Brasil e 3 a 0 no União (MT), na tarde desta terça-feira (9), com gols de Anderson, Matheuzinho e Juan.
A equipe se mostrou bem posicionada, com um esquema de jogo bem definido, bem treinada e equilibrada entre os setores. Em uma equipe organizada, o talento individual aparece. E alguns jogadores têm se destacado, abrindo uma possibilidade de um futuro de sucesso.
O goleiro Biagi é bom. Os laterais também. Matheuzinho é veloz e chuta bem. Felipe é habilidoso e parece ser o que está mais próximo de chegar ao profissional. Anderson é um meia participativo, habilidoso e que sabe fazer gol. E o centroavante Miullen tem presença de área e faro de gol.
Aí você pode me perguntar. Qual já está pronto para jogar no time de cima? Nenhum, ainda. Obviamente. E nem poderia estar. São ainda meninos e precisam de tempo para amadurecerem e melhorarem o desempenho. Profissional é outra história. Mas, acredito sim que alguns deles já podem sim integrar o elenco profissional e trilharem o caminho para, no futuro, alcançarem uma vaga no time.
Quanto ao futuro desta equipe na Copa SP, difícil responder. O time mostrou potencial para ir mais longe e porque não repetir 1994. Por outro lado, quando se trata de times de base não há garantia da manutenção da regularidade. Sob todos os aspectos é preciso manter a cautela. De qualquer forma, a campanha já é vitoriosa e muitos bons frutos ainda vão surgir deste time.