A boa campanha na série B fará o Londrina subir várias posições no ranking de clubes da CBF. Porém, a nova posição não deve ser suficiente para o clube garantir vaga na Copa do Brasil de 2017.
Como ficou em sexto no último Paranaense, o alviceleste não tem vaga pelo estadual. A única chance é pelo ranking. Dez clubes vão para a Copa do Brasil pelo ranking, que será atualizado ao final desta temporada.
Pelas contas do próprio clube, hoje, 16 clubes que estão a sua frente no ranking não tem vaga na competição nacional pelos estaduais. Todos eles jogam as séries A ou B. E por isso também vão somar pontos importante no final do ano.
O LEC é o 58º colocado, com 1.802 pontos, e deve galgar vários degraus no ranking, mas não o suficiente para confirmar uma vaga na Copa do Brasil.
Com o sexto lugar na série B, o Tubarão vai somar mais 272 pontos. Como é o primeiro ano no Brasileiro esta pontuação será multiplicado por cinco. A somatória será de 1.360 pontos.
Ainda terá 25 por ter jogado a primeira fase da Copa do Brasil. Como é o terceiro ano seguido na competição, este número será de 75. No total vai somar 1.435. Deve fechar o ano com a pontuação entre 2.800 e 2.900.
O ranking da CBF leva em conta os resultados das quatro divisões do Brasileiro, da Copa do Brasil e ainda concede bônus para os times que participavam de competições sul-americanas e ficavam fora da Copa do Brasil. Clique aqui para ver detalhadamente os critérios de pontuação.