Os erros de planejamento do Londrina neste início de temporada ainda geram prejuízos ao clube. Além das perdas técnicas e financeiras que o LEC teve até aqui, as escolhas equivocadas ainda cobram um preço alto.
A primeira constatação da nova comissão técnica é que fisicamente o elenco alviceleste está muito aquém do ideal. A queda de rendimento do time ao longo das partidas era uma das principais críticas sobre o trabalho do técnico Ricardinho.
E, na prática, o que o Marquinhos Santos e seus parceiros perceberam, já era visível. Lembra das derrotas para Ceará, Cascavel e Toledo? As duas primeiras de viradas no segundo tempo e nos três jogos os gols das vitórias saíram já nos acréscimos. Coincidência? Ou realmente o time chegava aos frangalhos no fim dos jogos?
Outra comprovação foi a saída do preparador físico George Castilhos, trazido por Ricardinho, mas que deixou o clube antes mesmo da saída do ex-treinador. A diretoria ali me parece que já tinha percebido esta questão, mesmo que tardiamente. Foi acertada também a decisão de recontratar João Carlos Ruiz, que foi o preparador do clube durante todo o período que Cláudio Tencati ficou a frente do clube e já demonstrou sua capacidade.
Em razão desta condição física longe do ideal, a comissão técnica aproveitou esta semana sem jogos e usou os três primeiros dias de preparação para treinos físicos. "Vimos que alguns atletas estão um pouco carente de um trabalho mais forte para poder aguentar os 90 minutos. O João (Carlos) terá a oportunidade agora de implementar a sua metodologia de trabalho e retornar nàquilo que ele tem como parâmetro para as competições", declarou o auxiliar técnico Edson Borges.
Os erros na montagem do planejamento jogaram no lixo uma melhor participação na Copa do Brasil e muito dinheiro, além de uma campanha pavorosa até aqui no Paranaense. Tomara que a retomada de rota neste momento seja suficiente para não prejudicar também a participação na série B.
Leia também
Marquinhos Santos eleva patamar do Londrina
LEC lança novas camisas e passaporte da Série B