Blog do Lucio Flávio

LEC acerta em poupar Dagoberto e Thiago Ribeiro

24 ago 2018 às 11:21

A decisão da comissão técnica do Londrina em poupar Dagoberto e Thiago Ribeiro do jogo contra o Fortaleza causou uma grande repercussão entre a torcida alviceleste. A maioria foi contrária a opção do clube.

A questão vai muito além de ser a favor ou não. O futebol hoje é muito mais científico do que empírico. Todas as definições são baseadas em análises clínicas, testes e opiniões de profissionais capacitados.


E claro que o departamento médico do clube indicou um desgaste físico grande nos dois atacantes e até no risco de lesões. Por isso, a opção de não levá-los para a Arena Castelão. É bom lembrar que o LEC fará três jogos em intervalo de oito dias, além de uma viagem longa para a capital cearense.


Esta é uma sequência desgastante até para jogadores mais jovens, imagine para os dois que já passaram da casa dos 30 e tem um histórico de problemas físicos. Era hora de poupá-los mesmo.


Tem o lado técnico também. É óbvio que o Londrina tem chances de ganhar do líder, mas é óbvio também que o Fortaleza é o grande favorito, mesmo se Dagol e Ribeiro estivessem em campo, e o jogo é de muitos riscos para o alviceleste.


Em campeonatos longos como a série B, os clubes trabalham com metas curtas, fazendo projeções de pontos e vitórias em intervalos de três ou quatro jogos.


Na projeção do Londrina e de qualquer clube que jogue este Brasileiro o confronto contra o Fortaleza no Castelão fica naquele lado da planilha onde não se computa vitórias. É aquele jogo de 'graça' onde o que vier é lucro.


Isso não significa que o LEC vai para perder a partida, mas sabe das dificuldades que terá pela frente. Diante desta projeção, não é um jogo para arriscar e colocar os veteranos em campo. O campeonato do Londrina não é contra o Fortaleza.


É muito melhor tê-los inteiros para o confronto contra o Atlético Goianiense, no estádio do Café. Os jogos em casa sim, fazem parte do campeonato do Londrina. Dos oitos jogos que ainda terá no Café, se ganhar seis o time não correrá mais nenhum risco de queda. É nisso que o clube tem que se concentrar. Pelo menos por enquanto.


Estes jogos sim estão do lado da planilha onde se computa vitórias de qualquer maneira. E desde que o Londrina trouxe Dagoberto e Thiago Ribeiro, todos sabiam, sem exceções, que os dois não teriam condições físicas para atuar em todas as partidas.


Claro que a decisão frusta o torcedor que voltou a se animar após duas vitórias. Mas, é preciso pensar no campeonato como um todo e não em somente um jogo. É evidente que o time se enfraquece sem os atacantes, mas as vezes é melhor dar um passo para trás para andar dois lá na frente.

Que a decisão seja acertada não só neste sábado, mas que traga reflexos positivos na sequência alviceleste na série B.


Continue lendo