A Copa São Paulo de Futebol Júnior é a maior vitrine para os jogadores de base do futebol brasileiro. Diante de tantas promessas, a competição se torna também o campo preferido dos olheiros e observadores técnicos.
Em qualquer estádio que você for da Copinha, certamente vai encontrar profissionais de olhos nos futuros craques do nosso futebol. Na partida entre entre Londrina e Desportivo Brasil, sábado (6), em Porto Feliz, conversei com pelo menos seis olheiros presentes no estádio Ernesto Rocco.
Entre eles, dois eram observadores autônomos, não trabalham para nenhum clube específico e tem como meta levar jogadores para fora do país, um era ligado a um grande empresário do futebol nacional e os outros três eram olheiros do Corinthians, Palmeiras e Flamengo.
Não revelaram uma observação especial de nenhum jogador, mas certamente gostaram da apresentação do LEC na vitória por 2 a 0 e de alguns atletas individualmente. Uma boa campanha na Copa SP pode significar muitos frutos positivos para o clube e para os atletas.
O mercado de revelação de jogadores é tão disputado hoje no Brasil, que o Desportivo Brasil, que recentemente foi comprado pelo Shandong Luneng, da China, tem oito profissionais que fazem exclusivamente o trabalho de garimpagem de novas promessas em todos as regiões do país.