Blog do Lucio Flávio

Há 60 anos, LEC conquistava uma goleada histórica

29 mar 2019 às 16:32

Era um Londrina que ainda não tinha completado três anos. Porém, já era um time vitorioso. Há exatos 60 anos, o Londrina conquistava a sua primeira goleada histórica. Até hoje é o segundo maior placar construído pelo clube na sua história.

Em 29 de março de 1959, o Alviceleste goleou de forma impiedosa o Cambé por 11 a 0, com gols de Orlando (4), Chuvisco, Benedito, Chico, Armandinho, Duvíglio, Jairzinho e Ítalo (contra). Os dados são do Blog Londrinense.


Naquele ano o Londrina mostrou pela primeira vez a sua força no futebol paranaense. De acordo com o livro "Do Caçula Gigante ao Tubarão", do radialista J. Mateus, depois de vencer o Campeonato Norte Paranaense, o Londrina ganhou o direito de participar da primeira decisão da história do Estadual envolvendo o campeão do Norte e do Sul.


Na grande finalíssima, no início de 1960, o LEC perdeu os dois jogos contra o Coritiba: 3 a 0 na capital e 2 a 1, no VGD. Apesar da derrota, o Londrina entrava definitivamente para a história do futebol paranaense.


O time base do Londrina em 1959 tinha: Zeferino, Melado e Osvaldo. Cimenes, Cortês e Gimenez. Alaor, Cláudio, Áureo, Paulinho e Armandinho.


Um detalhe que chamou a atenção na decisão contra o Coritiba é que o Coxa não aceitou a divisão da renda, acreditando que o público seria pequeno, e exigiu uma cota fixa de 100 mil para jogar em Londrina. No final, a renda foi a maior do ano com uma arrecadação de 792 mil cruzeiros.

A maior goleada do Londrina até hoje foi em 1969 quando o Tubarão fez 13 a 0 em um combinado amador da equipe do XV de Novembro da Vila Fraternidade.


Continue lendo