Quis o destino que após tantos anos sem se enfrentarem, Londrina e CSA se reencontrassem justamente na semana de comemoração dos 38 anos da final da Taça de Prata de 1980, quando o alviceleste venceu por 4 a 0, no estádio do Café, e conquistou o seu primeiro título nacional.
Além de ganhar o Brasileiro, o Londrina se tornava o primeiro clube do Paraná a vencer uma competição nacional. Ao ganhar a Taça de Prata, aquele time passou a ser chamado de Tubarão de Ouro.
A Taça de Prata foi a primeira edição do Brasileiro da Segunda Divisão e foi disputada por 64 clubes. De acordo com o livro "Do Caçula Gigante ao Tubarão", do narrador J. Mateus, o LEC fez 11 jogos na primeira fase. A campanha final teve 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na semifinal, ganhou os dois jogos diante do Botafogo de Ribeirão Preto: 2 a 1 no interior paulista e 1 a 0, no Café. Na primeira partida da final, 1 a 1 com o CSA, em Maceió. Paulinho, o Canhão de Pinhal, fez o gol alviceleste.
No jogo da volta, em 18 de maio, festa completa no estádio do Café com 36.489 torcedores. Vitória incontestável por 4 a 0, com gols de Paulinho (2), Lívio e Zé Antônio.
Acesse aqui a página especial do título da Taça de Prata do Blog Londrinense, com detalhes de todos os jogos, fichas técnicas, fotos, arquivos, reportagens e os gols da final.
Ouça o quarto gol do LEC, marcado por Paulinho, na narração de J. Mateus pela rádio Paiquerê.