Mesmo em ano de Copa do Mundo, os públicos que frequentam os estádios brasileiros é cada vez menor. Os campeonato estaduais chegam a ter públicos ridículos.
Uma prova disso foi o jogo do Flamengo, maior torcida do Brasil, contra o Bonsucesso na quarta-feira da semana passada em Volta Redonda: 375 pagantes.
Levantamento recente nos campeonatos estaduais mostra que apenas 20 jogos este ano tiveram mais de 15 mil pagantes no futebol brasileiro. O maior público em um estadual foi o clássico Ceará e Fortaleza, com 38.007 pagantes.
A mesma pesquisa mostra que 31 partidas de estaduais tiveram menos que 50 pagantes em 2014. O campeão do 'abandono' por parte da galera foi Legião e Atlético Ceilandense, pelo campeonato do Distrito Federal, com nove pagantes.
A lista onde havia mais gente dentro do campo do que na arquibancada é extensa e mostra até campeonatos estaduais tradicionais, como o do Rio Grande do Sul, onde o torcedor não quer mais saber de ir aos estádios.
Ou os campeonatos estaduais se reinventam ou estão fadados ao desaparecimento. No gosto do torcedor parece que eles já morreram.