Blog do Lucio Flávio

Exemplo do Avaí inspira Londrina na série B

18 set 2017 às 11:15

Voltar sem nenhum ponto de Curitiba não estava nos planos do Londrina. O time se distanciou dos primeiros colocados e viu o Paraná abrir sete pontos de vantagem.

A caminhada para o acesso vai ficando mais difícil, mas não tem nada perdido. Com ainda 14 rodadas e 42 pontos em disputa muita coisa pode acontecer e o LEC tem o direito de acreditar que é possível terminar no G4.


A prova mais real disso é a campanha do Avaí no ano passado e o técnico Claudio Tencati citou o time catarinense na entrevista coletiva após a derrota na Vila Capanema.


Após a 24ª rodada de 2016, o Avaí tinha a mesma pontuação que o LEC tem hoje - 33 - e ocupava a nona colocação. O Londrina é o 10º. No ano passado, nesta altura do campeonato, o Avaí estava a cinco pontos do G4, o LEC está a sete. Até a campanha era idêntica: nove vitórias, seis empates e nove derrotas.


Nas 14 rodadas finais, a equipe de Florianópolis conseguiu uma campanha de campeão e conquistou 10 vitórias, três empates e sofru apenas uma derrota. Em 42 pontos, conquistou 33, com um aproveitamento de 78%.


Terminou a competição com 66 pontos em segundo lugar e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência ao vencer o próprio Londrina por 1 a 0, no estádio do Café.

O Avaí fechou a série B com 19 vitórias e é justamente a conta do LEC para subir. O Londrina tem hoje nove vitórias e precisa de mais dez para garantir o acesso.


Claro que uma arrancada como esta do Avaí não se vê todos os dias no futebol, mas é uma prova de que é possível.


Resta ao Londrina fechar o grupo, focar no trabalho, viver jogo a jogo e, acima de tudo, acreditar que dá para chegar. Tudo vai depender dos jogos em casa. Se vencer as sete partidas que tem no Café o sonho do acesso se torna real.

Leia também

Conta para o acesso

Balanço e projeções do LEC na série B


Continue lendo