Os santistas mais antigos certamente já ouviram falar da Chácara Nicolau Moran. Era no espaço de 60 mil metros quadrados, à margem do quilômetro 34 da Rodovia Anchieta, onde Pelé, Coutinho, Pepe & Cia. se concentravam, na década de 1960.
Apesar do passado sagrado, a chácara está completamente abandonada. Muitas das paredes da casa que já hospedou o maior time de futebol do país estão ruindo, por causa das raízes de árvores vizinhas.
Os objetos também foram todos saqueados. Já o gramado se transformou em um matagal com mais de 1,80 metro. "Nós ficamos horrorizados com o que vimos", revela o conselheiro santista Orlando Rollo.
Pior: o Santos quase vendeu esse patrimônio histórico por R$ 800 mil. Porém, uma comissão de alvinegros vetou a transação, por considerá-la prejudicial ao clube.
Em 2009, o Peixe firmou convênio com o São Bernardo Futebol Clube, cedendo o espaço por cinco anos. O time do ABC, no entanto, abandonou o local e já tentou algumas vezes rescindir o contrato de aluguel.
Um grupo de santistas tenta convencer a diretoria a desistir da busca por um terreno na cidade para construir o CT das categorias de base. O mais óbvio, para eles, é fazer esse CT na Chácara Nicolau Moran.
Além do CT da base, outras sugestões dos cartolas para a chácara são transformá-la em um hotel fazenda para os sócios ou em uma concentração para o time profissional.
Fonte: Blog do Jorge Nicola - Diário SP