O Corinthians é o time a ser batido neste Campeonato Brasileiro. O Timão joga da mesma forma em casa e fora dela e parece não se intimidar diante de nenhum adversário. A pergunta que fica então é como parar este Corinthians?
Fora da lista dos principais postulantes a títulos em 2017 no início da temporada, o Corinthians chegou a inquestionável 27ª partida de invencibilidade e acumula 11 vitórias em 13 rodadas no Nacional.
A força corintiana começa pela defesa segura. Cássio vive uma grande fase, Balbuena e Pablo se entrosaram muito bem e Guilherme Arana é o melhor lateral-esquerdo em atividade no país. Não é a toa que o time sofreu apenas cinco gols no Brasileiro e jamais saiu atrás do marcador até aqui.
Não é um time que tem um grande pensador no meio-campo. Este Corinthians prefere a transição rápida para o ataque do que valorizar a bola e pensar o jogo. Aí entram em ação Jádson, Rodriguinho e Romero. O segundo gol contra o Palmeiras no Allianz Parque mostrou bem isso.
Como é um time que sempre sai na frente do marcador, sabe como nenhum outro adversário administrar o resultado. Dá a bola ao rival, mas sofre pouco. O adversário tenta furar o bloqueio defensivo, mas quem define o jogo é o Timão. Este foi o retrato da vitória que acabou com uma invencibilidade de 31 jogos do Palmeiras na sua casa.
O Corinthians é fatal, cirúrgico e sabe exatamente o que quer em cada partida. Foi assim nas vitórias expoentes contra Grêmio e Palmeiras, ambas como visitante.
Sem grandes estrelas no elenco, Fábio Carille conseguiu colocar na cabeça do elenco que cada jogo é uma decisão e por isso deve ser encarada como tal. O time aprendeu muito bem a lição e por isso é difícil imaginar que este Corinthians vai deixar escapar a liderança em algum momento.
Se o Flamengo não vencer o Grêmio nesta quinta-feira (13), a diferença do Timão será de 11 pontos para o vice-líder, que pode ser o rubro-negro ou o tricolor gaúcho, em caso de vitória na Ilha do Urubu.
Pelo que tem jogado e pelo o que os rivais não têm jogado, é improvável pensar que esta diferença pode ser alcançada mesmo faltando ainda dois terços para terminar o campeonato. Será que alguém vai encontrar a forma de parar este Corinthians.