Blog do Lucio Flávio

CBF reprova gramado do estádio do Café

03 mai 2017 às 14:53

Representantes da CBF estiveram na última semana em Londrina vistoriando o estádio do Café para a disputa do Campeonato Brasileiro da série B. O estado do gramado assustou os homens do Rio de Janeiro.

A CBF tem procurado, nos últimos anos, padronizar as exigências em relação a estrutura dos estádios para melhorar o nível dos jogos do futebol brasileiro. Desde 2016, por exemplo, todos os gramados dos clubes das séries A e B precisam ter o mesmo tamanho (105x68m), o padrão Fifa.


Os ficais da CBF reclamaram da pouca manutenção que é feita no gramado, do desnível do piso e da altura excessiva da grama. Um pedaço do gramado foi retirado para uma análise mais minuciosa.


Veja também

Copel pode bancar modernização da iluminação do Café

SM vai instalar câmeras no estádio do Café


De acordo com os observadores, quando o gramado foi trocado se colocou uma camada muito espessa de argila abaixo da grama e isso dificulta a infiltração da água. Por isso, os nutrientes não chegam a raiz, o que deixa sempre um aspecto de grama seca, que é observado em todos os jogos no estádio do Café. Seria necessário fazer um trabalho de 'arejamento' do solo.


A partir de 2018, a CBF vai exigir que todos os gramados tenham um mesmo padrão no corte e na altura da grama. Se a regra já estivesse valendo agora, o Café não poderia abrigar jogos da série B, da forma como o gramado está hoje.


O problema é antigo e não há solução imediata pois o município não possui o equipamento ideal para fazer o corte. E também não há dinheiro para adquiri-lo.


Para este ano, não há risco do estádio ser interditado, mas as exigências vão aumentar no futuro. Mas, podem escrever que o futebol do Londrina será muito prejudicado nos jogos em casa no Brasileiro.

Por diversas vezes chamei a atenção aqui que trocar o gramado seria fácil, o complicado seria a sua correta manutenção. O tempo comprovou a teoria.


Continue lendo