Blog do Lucio Flávio

CBF muda o regulamento da série D

20 mai 2014 às 18:55

A CBF divulgou nesta terça-feira a tabela da primeira fase do campeonato Brasileiro da série D e o regulamento, que é diferente em relação a 2013.

Na primeira fase, nada muda. As equipes jogam dentro do grupo, em turno e returno, e os dois melhores se classificam para a segunda fase. A partir daí há mudanças significativas.


A competição deixa de ser regionalizada. Os oito primeiros colocados de cada grupo vão formar o bloco I e os segundos vão formar o bloco II.


Os cruzamentos, em dois jogos, vão seguir o critério já utilizado na Libertadores da América. O melhor primeiro enfrenta o pior segundo, o segundo melhor primeiro joga contra o sétimo melhor segundo e assim, sucessivamente.


Isso significa que um classificado do grupo do Londrina, por exemplo, pode enfrentar um adversário no Acre, do Amazonas, do Pará nos mata matas.


Tecnicamente, o regulamento favorece as equipes do sul e sudeste, que são mais fortes financeiramente. Por outro lado, a nova fórmula de disputa pode proporcionar viagens longas e cansativas. De qualquer forma, o regulamento prioriza a parte técnica. E isso é bom para o Londrina.


Na terceira fase, os oito classificados vão ser ordenados de acordo com a média de pontos das duas fases anteriores. O 1º enfrenta o 8º, o 2º o 7º e assim por diante. Na quarta fase, os confrontos entre os quatro será definido também pela média das fases anteriores. Esses quatro clubes já estarão na série C em 2015.

O campeonato vai começar no dia 20 de julho e o Londrina folga na primeira rodada. A estreia do Tubarão será no dia 27, no estádio do Café, contra o Metropolitano. Veja a tabela completa aqui.


Continue lendo