Apesar da decepcionante performance no estádio do Café, a campanha do Londrina no primeiro turno pode ser considerada boa nesta série B.
O time esteve sempre longe dos últimos colocados e próximo dos primeiros. Os 27 pontos deixaram o time com 47% de aproveitamento.
O ponto fora da curva foram os tropeços em casa. Como conquistou apenas 36% dos pontos disputados diante da torcida - 11 em 30 - não conseguiu atingir a meta estipulada pela comissão técnica na primeira metade da competição.
A projeção era ficar entre 28 e 31 pontos. Ficou abaixo da campanha de 2016, quando somou 28. A pontuação atual vai obrigar a uma campanha quase perfeita no returno para brigar pelo acesso.
Se levarmos em conta os números do ano passado, o LEC terá que somar 36 pontos no returno - fez 32 em 2016 - para chegar aos 63, que garantiram o quarto lugar ao Bahia. Terá que fazer a campanha que o América Mineiro fez neste primeiro turno.
O Tubarão terá que sair de um percentual de 47% para 63% no returno. Não será nada fácil. Claro que o acesso pode ser alcançado com menos de 63 pontos, mas pode ser também que seja necessário mais. Não dá para afirmar agora e vai depender do equilíbrio do campeonato. Nos amparamos aqui no histórico recente da série B.
Se chegar ao fim do campeonato com 63 pontos, o aproveitamento do LEC será de 55%, superior aos 54% que o Ceará, que ocupa o quarto lugar, tem hoje. Este é o número para o acesso.
Mas, uma coisa o Londrina pode ter certeza absoluta. Não vai chegar a lugar nenhum se não melhorar e, muito, o seu aproveitamento diante da torcida. Não pense que só conquistando resultados bons como visitante será suficiente. Esqueça, até porque continua sendo muito mais difícil atuar fora que em casa.
O sonho do acesso é ainda muito possível, mas o time terá que melhorar consideravelmente. E isso vai depender, sobretudo, dos novos reforços. Se eles realmente melhorarem a qualidade do time, o torcedor pode ganhar de presente uma vaga no G4 no final do ano.
Leia também
Teste de fogo para o LEC nas próximas quatro rodadas
Lateral se emociona ao ver futuro filho com a camisa do LEC