Um fato chamou a atenção no desembarque de Belém da delegação do Londrina na quarta-feira (5). O atacante Jonatas Belusso desceu do avião com o livro "Guardiola Confidencial" nas mãos.
Talvez esteja vindo daí a inspiração do artilheiro da série B e um dos grandes goleadores do Brasil na temporada. Belusso já marcou 21 gols no ano.
O livro foi escrito pelo jornalista espanhol Martí Perarnau, que teve permissão do próprio Pep Guardiola, para frequentar durante um ano os vestiários do Bayern de Munique, durante o período em que Guardiola dirigiu o time alemão.
"Aqui fala de tudo, de parte tática, individual, coletiva. Para um atleta é muito bacana ler um livro assim e aprender. Eu gosto de ver o futebol inglês pela parte tática. Como a gente vive de futebol, eu amo futebol e faço isso porque gosto, para mim é prazeroso sempre aprender", afirmou o centroavante alviceleste.
Belusso já demonstrou no LEC toda a sua capacidade dentro de campo e mostrou também que é um atleta profissional diferente da grande maioria fora de campo. O atacante se expressa bem, suas entrevistas fogem do discurso comum e o jogador tem claramente definido seus objetivos.
Porque escolheu o Londrina, o que pretende fazer ao longo da série B e onde quer chegar. O gosto por bons livros não surpreende pelo pouco que já conheço o atleta, mas confirma ainda mais que o atacante é um jogador diferenciado. Dá ainda mais gosto torcer pelo sucesso de um cara assim.
Belusso relatou ainda que o técnico Claudio Tencati também está lendo o mesmo livro, que conta como trabalha um dos maiores treinadores de futebol dos últimos anos.
Que o Belusso continue inspirado e que Tencati tire bons ensinamentos para seguir comandando o Londrina com competência.