É claro que o futebol é um esporte coletivo e por isso, muitas vezes, é difícil apontar um jogador como o único responsável por uma vitória ou uma derrota.
Mas, existem situações e equipes onde a ausência de uma peça pode fazer muita diferença e tirar um time dos trilhos. Os números mostram que a saída de Jonatas Belusso fez muito mal ao Londrina.
O time tem sentido a ausência do artilheiro e ainda não conseguiu encontrar um substituto a altura. Apesar de ter se transferido para a Arábia Saudita e não jogar a quatro partidas, Belusso ainda é o artilheiro da série B, agora ao lado de Tiago Marques, do Juventude, com 11 gols.
Com Belusso em campo, o LEC disputou 17 partidas. Foram sete vitórias, seis empates e quatro derrotas. Somou 27 pontos, com um aproveitamento de 53%. Ele marcou 11 dos 27 gols.
Sem o centroavante em campo, foram cinco jogos, com quatro derrotas e uma vitória. Além das últimas quatros partidas, Belusso não atuou na quarta rodada na derrota para o Ceará por 1 a 0, pois estava suspenso.
Nestes confrontos, o aproveitamento do LEC despenca para apenas 20%. O time marcou somente cinco gols e sofreu sete. O alviceleste deixou de ser também o melhor ataque da série B, posto agora que é do Internacional, com 34. O LEC balançou as redes 33 vezes.
Realmente não é fácil encontrar um outro atacante do nível do Belusso e o Londrina vai sentir a sua falta até o fim do Brasileiro. Resta ao técnico Claudio Tencati encontrar uma opção nestes 14 dias de paralisação da competição para pelo menos amenizar o prejuízo.
Leia também
Belusso dependência
Transferência agitam o futebol, aqui e lá