A cada rodada que passa fica mais evidente o equilíbrio entre os clubes da série B. A briga é acirrada pelo acesso e na luta contra o rebaixamento. E a tendência é que este equilíbrio seja mantido até a última partida.
O Blog fez um levantamento dos jogos que faltam para os principais concorrentes do Londrina e a situação de cada clube nesta reta final do Brasileiro. Excluímos o Fortaleza, que tem 10 pontos a mais que o quinto colocado e está virtualmente classificado para a série A.
O vice-líder Avaí, com 55 pontos, tem a tabela mais difícil entre os concorrentes nas últimas cinco rodadas. Em casa, joga contra Londrina, Fortaleza e Ponte Preta. Fora, enfrenta Atlético Goianiense e CSA. Enfrenta quatro adversários que brigam pelo acesso, entre eles o líder Fortaleza. O ponto positivo é que fará três partidas em casa e vem embalado depois dos 3 a 0 sobre o Goiás, em Goiânia.
O terceiro colocado CSA, com 54 pontos, também tem uma sequência difícil. Em casa, encara Atlético Goianiense e Avaí. Fora, joga diante do Sampaio Corrêa, Fortaleza e Juventude. Enfrenta três times que brigam pelo acesso, entre eles o líder Fortaleza. A vantagem é que enfrenta dois rivais diretos no estádio Rei Pelé.
O quarto colocado Goiás, com 53 pontos, na teoria, tem uma das tabelas mais fáceis pois não enfrenta nenhum concorrente direto. Porém, tem só dois jogos em casa: Sampaio Corrêa e Brasil. Fora, encara Criciúma, Coritiba e Oeste. De grande candidato ao acesso, o Esmeraldino perdeu nas duas últimas rodadas e viu a sua vantagem desaparecer.
O Atlético Goianiense, quinto colocado, com 51 pontos, tem uma tabela complicada também. Em casa, recebe Fortaleza, Avaí e São Bento. Fora, joga com CSA e Paysandu. Enfrenta três rivais que brigam pelo acesso e têm três jogos em casa. Time ganhou um novo fôlego após a saída do técnico Claudio Tencati e a chegada de Vagner Lopes, que venceu os dois jogos sob o seu comando.
O sexto colocado, com 51 pontos, é o Vila Nova, que entre todos é o que tem a tabela mais tranquila. Não enfrenta rivais direto e nos últimos cinco jogos faz três nos seus domínios. Em Goiânia, recebe o Paysandu, Criciúma e Figueirense. Fora, enfrenta Brasil e São Bento. Entre os times que brigam pelo acesso, é o que tem menos vitórias: 13, e isso pode fazer a diferença no final.
Em sétimo lugar, com 50 pontos, Londrina tem uma tabela que não é das mais complicadas. Encara só um rival direto, porém tem apenas dois jogos no Café: Criciúma e CRB. Fora, joga com Avaí, Oeste e Guarani. A grande vantagem do Tubarão é o embalo. O LEC tem a melhor campanha do returno - 29 pontos - e não perde há oito partidas.
As cartas estão na mesa e muitas emoções vão rolar até o final.
Leia também
No LEC, Dagoberto se aproxima do seu recorde de gols na carreira
LEC vence no fim e G4 está no radar