A primeira situação que precisa ser analisada nas declarações de Sérgio Malucelli após a vitória diante do Paranavaí é que foram feitas de cabeça quente, no calor do jogo. Não vão se concretizar na prática. O contrato de gestão hoje é ótimo para os dois lados.
Malucelli tem as suas razões, mas também tem as suas responsabilidades. Ele tem motivo para reclamar da pouca presença de público. Três mil pessoas em um jogo onde o time briga pelo título e tem uma campanha de 74% de aproveitamento realmente é decepcionante. Há anos o time não dava tantos motivos para o torcedor ir à campo.
Entendo o torcedor. Ingressos a R$ 40 realmente é caro. Mas é impossível montar time para brigar por título com ingressos populares. E o torcedor tem a opção de adquirir o sócio-torcedor. Sai muito mais barato e ajuda na arrecadação do clube. Então o torcedor não tem desculpas.
Mas, o gestor tem que arcar com a sua parcela de culpa. Sobretudo, no lançamento do sócio-torcedor. Faltou divulgação, planejamento e condições mais simples e fáceis para a torcida comprar o produto. Lançar o programa para o ano todo foi outro erro.
A empresa que desenvolveu o produto se mostrou sem condições de resolver os problemas que aconteceram e implementar ações para aumentar as vendas. Não conhecia a realidade da cidade e por isso o produto naufragou.
Cobrar a torcida faz parte e Malucelli tem direito. Mas só reclamar e ameaçar que vai abandonar o time e vai torcer contra não resolve a questão. É preciso encontrar os problemas que estão contribuindo para o torcedor não ir ao Café e buscar soluções criativas para reverter o quadro.
O momento é decisivo para o time e por isso é necessário a união de todos. Estes dois jogos podem representar uma virada de página sem precedentes nos últimos anos na vida do Londrina.