Bala na área

Começa o ano

10 fev 2010 às 14:39

Depois de dois meses de "folga", nada como um bom motivo para voltar a atualizar este blog. Afinal, hoje começa a Copa do Brasil, a competição mais legal do futebol nacional.

Porque coloca frente-a-frente equipes quase amadoras com alguns dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. Porque dá chance para pequenos rincões do país ganharem alguns minutos de fama, iluminados pelos holofotes da imprensa.


Este ano, o torneio terá alguns debutantes quase desconhecidos para quem não acompanha o futebol com lupa, ampliando seu interesse para além das principais competições.


Clubes como o gaúcho Cerâmica que, apesar de ter quase 60 anos de história, só profissionalizou-se há três temporadas. O time de Gravataí encara o Paraná no simpático Passo D´Areia, estádio do São José de Porto Alegre.


Outros estreantes interessantes são o paulista Votoraty, o carioca Tigres do Brasil, o Potyguar de Currais Novos, Luverdense -- de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso --, o sul-matogrossense Naviraiense, o América amazonense, mantendo uma tradição americana na competição, o maranhense JV Lideral (que tem as iniciais do filho do presidente em seu nome, entre outros.


Outro quase estreante é o Corinthians Paranaense, que no ano passado ainda teve que disputar a competição como J. Malucelli, e anteriormente disputou a Copa do Brasil como Malutrom.

Todos tentando surpreender como já fizeram CSA ao bater o Vasco, em 1992; o Linhares ao eliminar o Fluminense, em 1994; o ASA de Arapiraca, que eliminou o todo poderoso Palmeiras, em 2002; o XV de Novembro de Campo Bom, surpreendendo o Vasco em 2004; o Corinthians Alagoano, que superou o Atlético Paranaense em 2008. Ou mais ainda, Cricíuma, Juventude, Santo André, Paulista e Sport, campeões em 1991, 1999, 2004, 2005 e 2008, respectivamente. A única certeza é que diversão e diversidade estão garantidas.


Continue lendo