Neste fim de ano, diversas pessoas pegam a estrada para aproveitar as festas com familiares ou amigos. Portanto, é essencial que os itens de segurança do veículo passem por revisão, um componente importante que não pode passar despercebido é a caixa de direção. Confira abaixo dicas de especialista sobre o item.
PARA QUE SERVE A CAIXA DE DIREÇÃO?
A caixa de direção é um componente essencial para a segurança do automóvel e tem como função transmitir os movimentos de rotação do volante para as rodas, permitindo ao motorista controlar o veículo. Para garantir a segurança e a dirigibilidade, é fundamental que esteja em boas condições de uso.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Saiba quais são os itens essenciais para verificar no carro antes de pegar a estrada neste fim de ano
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja o que checar na sua moto e festeje tranquilo
“Ela é a peça central do sistema de direção, que inclui outros componentes, como coluna, terminais e, em alguns modelos, as barras de direção. O bom funcionamento desses itens é indispensável, pois qualquer desgaste pode comprometer a estabilidade e o controle do veículo”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Indícios de desgaste da caixa de direção
O profissional enfatiza a importância de os motoristas estarem atentos a qualquer sinal de problema na caixa de direção. “Realizar inspeções periódicas é fundamental para identificar desgastes, como folgas nos terminais de direção e axiais, danos nas coifas, ou até mesmo sinais de desgaste na própria caixa. Em sistemas hidráulicos, é essencial verificar também possíveis vazamentos de fluido”, alerta.
Ruídos ao realizar manobras podem indicar desgaste na cruzeta da coluna de direção. Em sistemas de direção hidráulica, esses sons também podem ser causados por problemas como vazamentos nas mangueiras ou nível de óleo insuficiente. Além disso, a trepidação no volante em baixa velocidade é outro sinal de que o sistema pode estar comprometido.
Leite ressalta que, durante a manutenção do sistema de direção, é fundamental inspecionar outros componentes, como o estado dos terminais de direção, axiais e, no caso da direção hidráulica, verificar também o nível e a qualidade do fluido.
REVISÃO PERIÓDICA DO CARRO
A recomendação é levar, periodicamente, a um mecânico de confiança para avaliação de todos os itens do sistema de direção para detectar possíveis falhas ou desgaste.
Leia também: