Meio de transporte rápido e econômico para deslocamentos diversos, muito comum nas cidades brasileiras, a motocicleta merece atenção especial quando se trata de manutenção. A Nakata recomenda fazer revisões periódicas, seguindo os prazos indicados no manual do proprietário, e efetuar verificações básicas semanalmente para não haver paradas inesperadas.
Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, entre os itens que devem ser verificados está o kit relação, conjunto de corrente, pinhão e coroa. “Por isso, motociclistas devem ficar atentos aos sinais de comprometimento dessas peças, como ruídos ou trancos durante o funcionamento, e corrente muito frouxa ou escapando”, detalha.
Leia mais:
Leilão do Detran-SP tem moto por R$ 800 e BMW por R$ 10 mil
Condutores do Paraná tem até dia 24 de janeiro para pagar IPVA à vista; confira o calendário
Aplicativo BlaBlaCar suspende ofertas de caronas no Paraná e prepara recurso
Radar pode multar carro com licenciamento vencido
A suspensão também requer avaliação. Basta procurar sinais de problemas nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, e na parte dianteira nível do fluido hidráulico das bengalas, retentores, folgas, ruídos e se estão livres de vazamento. O sistema de freio é outro item que não pode ser esquecido, pois se trata de item que envolve a segurança direta do condutor.
Motor e câmbio são fundamentais para o bom desempenho da moto e, assim, qualquer tipo de vazamento precisar ser avaliado e solucionado, bem como cabos, vela, filtros.
Revise ainda pneus e toda a parte elétrica.