A cor do veículo faz parte do conjunto de itens que direcionam o estilo que a montadora define para cada um de seus modelos e tem o potencial para representar uma marca ao longo da vida útil de um carro. Por isso, é fundamental que o processo de pintura automotiva seja feito com qualidade e tecnologia, além de garantir a proteção contra degradação ou danos durante o uso do automóvel.
Este é um ponto muito importante que é garantido na etapa da fabricação tanto da tinta quanto do automóvel em si, já que o produto final só terá a proteção e qualidade desejadas após a aplicação de vários revestimentos. E estas camadas devem ser aplicadas com produtos que resultem em uma cobertura uniforme e menor espessura.
Os anos de experiência em desenvolver soluções para o setor, junto à parceria com os clientes, levou a BASF a produzir diversas inovações para o processo de pintura do veículo, que envolve cinco camadas, desde o pré-tratamento da superfície, o e-coat para proteção contra corrosão, passando pelo primer, base e o verniz. Ao final de todo o processo, todas estas camadas medem apenas um décimo de milímetro de espessura, sendo mais finas que um fio de cabelo humano.
O e-coat é a primeira camada aplicada depois do pré-tratamento da peça de metal. Nesse processo, a carroceria é inteiramente imersa no produto e uma corrente elétrica promove a sua deposição à superfície de metal. Tem a finalidade de proteger contra a corrosão com maior eficiência, incluindo as cavidades que não poderiam ser alcançadas facilmente com a aplicação de spray.
A tecnologia de e-coat a base de água Cathoguard possui alto poder de proteção e possibilita a redução da camada de aplicação sem perder a propriedade de proteção, o que, por sua vez, gera uma redução no consumo de material de até 20%, além de promover uma economia relevante de água no processo. A utilização deste produto é fundamental para quem busca desenvolver processos de produção mais sustentáveis.
O primer, camada seguinte, elimina qualquer irregularidade. Ele proporciona uma superfície lisa, protege contra batidas de pedras e protege o e-coat da radiação UV.
A próxima camada é a base, onde está a cor que empresta personalidade ao veículo, que é um dos quesitos estratégicos e muito valorizados pelos fabricantes de automóveis. A qualidade desta camada é garantida por uma ampla gama de pigmentos e elementos de efeito especial. Um exemplo são os pigmentos especiais que promovem a reflexão dos raios UV, até mesmo em cores escuras, diminuindo a temperatura da superfície do veículo. Assim, a necessidade de ligar o ar condicionado para aliviar o calor no interior do carro é menor. Além do conforto, a tecnologia reduz o consumo de combustível ou aumenta a autonomia dos veículos elétricos.
A última etapa é o verniz, cuja principal função é proteger a superfície durante a vida do veículo contra as mais diversas agressões, como arranhões, excrementos de pássaros, insetos, radiação UV, entre outras possibilidades .A principal inovação da BASF para o acabamento é o iGloss, espécie de verniz automotivo, que garante proteção extra à pintura dos veículos, aumentando a resistência a arranhões e evitando manchas e desbotamento. A solução possui índice de 90% de recuperação de danos externos, enquanto os demais produtos do mercado chegam em até 70%.
A boa gestão deste processo é fundamental para que a pintura tenha um resultado que atenda as expectativas dos fabricantes e, principalmente, dos consumidores. E, pelo fato de haver muitas etapas, a cobertura e espessura de cada produto deve ser uniforme e fina para garantir um acabamento perfeito. Por isso, os fornecedores da indústria automotiva têm a responsabilidade de estar sempre investindo no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que atendem à demanda constante por maior competitividade e necessidades técnicas e estéticas.