A produção de automóveis e caminhões no Brasil atingiu perto das 200 mil unidades em outubro, o que representa queda de 4,4% na comparação com setembro, conforme relatório apresentado na quarta-feira (8) pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
Por outro lado, em relação a outubro de 2022, houve retrocesso de 3,1%.
No mês passado, foram fabricados 199,8 mil carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus no país, conforme a Anfavea.
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Tal queda foi influenciada pela greve, nos últimos dias de outubro, nas fábricas da GM, contra as demissões anunciada pela empresa.
No acumulado de janeiro a outubro, foram 1,95 milhão de veículos, com decréscimo de 0,6% frente ao mesmo período de 2022.
Já os emplacamentos de automóveis novos no mês passado cresceram 10,2% frente a setembro e 20,4% na comparação com outubro de 2022, atingindo 217,8 mil unidades no período.
Nos 10 primeiros meses do ano, foram exportadas 354,2 mil unidades, 12,8% menor devido à estagnação das vendas para a Argentina, principal importador de carros brasileiros, e contrações no intercâmbio com Colômbia e Chile.