Apps de mobilidade têm atraído cada vez mais interessados
Os aplicativos de mobilidade urbana têm mudado a maneira como as pessoas se locomovem nas grandes cidades. Se antes apenas o táxi podia transportar passageiros, com o taxímetro rodando sem o usuário saber o valor final da corrida, hoje há opções no mercado para todos os bolsos e necessidades. Pode-se escolher o tipo de carro mais conveniente para levar o cachorro ao veterinário ou transportar uma bicicleta no bagageiro.
Este tipo de serviço caiu no gosto da população, mas também chamou a atenção de pessoas que precisavam complementar a renda ou estavam desempregadas. A profissão de motorista de aplicativo tem se tornado muito popular no Brasil, por causa principalmente de dois fatores: rentabilidade e flexibilidade. Não é preciso investir muito para se tornar motorista de um app como Uber e 99, pois o retorno é quase imediato, e o profissional pode fazer o seu próprio horário, trabalhando mais ou menos horas por dia.
Leia mais:
Golpe do IPVA 2025 engana motoristas com falsos descontos
Leilão do Detran-SP tem moto por R$ 800 e BMW por R$ 10 mil
Condutores do Paraná tem até dia 24 de janeiro para pagar IPVA à vista; confira o calendário
Aplicativo BlaBlaCar suspende ofertas de caronas no Paraná e prepara recurso
Mas, afinal, o que é preciso para se tornar motorista de aplicativo?
Muitas pessoas se perguntam: é preciso ter carro próprio para prestar este tipo de serviço? A resposta é "não”! Percebendo o grande número de interessados, muitas locadoras começaram a oferecer condições especiais para quem quer se tornar motorista de aplicativo, trabalhando apenas com carros que atendem os requisitos exigidos pelos apps. Então, se você não é proprietário de um veículo, procure por aluguel de carros para Uber, e 99, por exemplo, que vai encontrar várias opções de preços e modelos.
Ao se cadastrar na plataforma do aplicativo escolhido, é preciso ser maior de idade, não possuir antecedentes criminais, ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B” com EAR (comprovante de que o motorista exerce atividade remunerada) e enviar a documentação pedida. Além disso, é necessário possuir um smartphone conectado à internet para aceitar as corridas.
Os aplicativos trabalham com um sistema de avaliação, ou seja, quanto melhor for o serviço prestado pelo motorista, mais chances de ele ser bem avaliado. Portanto, vale tudo para cativar o cliente – desde oferecer garrafas de água e balas à vontade até carregadores que podem ser usados durante a corrida. Seja educado, pergunte ao passageiro sobre a rádio de sua preferência ou a temperatura ideal. Manter o carro sempre limpo e organizado é essencial; afinal, ele é o seu ambiente de trabalho e onde você recebe o seu cliente.
Em tempos de recessão e desemprego, a profissão de motorista de aplicativo tem proporcionado a muitas pessoas a renda que precisam para o seu sustento. Não é preciso ter carro próprio para começar a trabalhar. Preenchendo os requisitos básicos e enviando os documentos exigidos, você vai estar a um passo de começar um novo trabalho.