Para ter uma pilotagem segura e garantir que a motocicleta apresente o máximo de performance possível, é fundamental que o motociclista mantenha a manutenção em dia. "A recomendação é ficar atento às revisões periódicas e analisar todos os sistemas da motocicleta, desde motor e câmbio até os pneus”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Na parte de motor e câmbio, Silva alerta para a limpeza, pois facilita observar vazamentos de óleo ou combustível. "Mas cuidado para não danificar componentes, é possível fazer a higienização sem água, utilizando produtos específicos em spray ou se preferir, utilizando apenas água e sabão neutro”, adverte. Devem ser verificadas as condições do cabo, cachimbo, vela e filtros, bem como nível e prazo do óleo lubrificante.
No sistema de suspensão, é preciso procurar indícios de desgaste nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, bem como ruídos ou folgas. O nível de fluido hidráulico das bengalas e os retentores devem ser analisados.
Nas motocicletas com conjunto de pinhão, coroa e corrente, é necessário ter atenção com limpeza e lubrificação além de conferir e ajustar a tensão da corrente. Já nas motocicletas com eixo cardan, além de observar o nível do lubrificante, deve-se verificar se há vazamentos.
Os cabos de acelerador, embreagem, freios e do velocímetro também devem ser checados para identificar se há algum desgaste. Na dúvida, troque preventivamente.
No sistema de frenagem a disco, a recomendação é avaliar as pastilhas e discos quanto à espessura mínima para o correto funcionamento, enquanto na moto com tambor, é aconselhável revisões periódicas, verificando sempre a alavanca de acionamento quanto à regulagem. A cada 15 mil quilômetros ou anualmente, é aconselhável uma inspeção interna dos componentes, além de observar o desgaste de lonas. Caso o acionamento seja hidráulico, confira o nível do fluído e se há vazamentos.
As partes de iluminação e bateria não devem ser esquecidas na hora da revisão, bem como o desgaste das bandas de rodagem dos pneus e outros possíveis defeitos.