A Hyundai se iguala às rivais, oferecendo airbags laterais de série para o HB20 2022. O equipamento de segurança já existe em modelos como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Renault Sandero.
O compacto também recebeu controles de tração e de estabilidade. Os itens serão obrigatórios a partir de 2022.
A versão Sense custa R$ 57.890 e é a mais barata da linha.
Parece muito, mas nessa faixa de preço só é possível levar modelos defasados, como o Fiat Uno (R$ 54.375), o Volkswagen Fox (R$ 58.190) e o Chevrolet Onix Joy, com a carroceria antiga, que custa R$ 58.580.
Modelos mais modernos valem, no mínimo, R$ 10 mil a mais. Se a escolha for pelo Hyundai, ao menos, vai levar um carro com o visual atualizado, o da segunda geração lançada em setembro de 2019.
Nessa mudança o hatch recebeu grade mais larga e faróis mais estreitos. As laterais ganharam novos desenhos na lateria e a traseira recebeu novas lanternas.
A base do carro, no entanto, é basicamente a mesma da primeira geração lançada em 2012 com um ou outro ajuste pontual.
Não que isso seja ruim. O motor 1.0 de três cilindros e 80 cv de potência dá conta do recado para a versão Sense em um uso prioritariamente urbano. O carro é leve e isso ajuda.
A posição de dirigir agrada e o câmbio manual de cinco marchas com engates curtos também. Um dos ajustes foi feito na suspensão, que ficou mais firme do que no antigo. Serviu para aumentar a sensação de estabilidade, mas não chegou a afetar o conforto.
A economia é outro ponto forte do compacto, com média de 9 km/l com etanol na cidade. Na estrada essa média subiu para cerca de 12 km/l no teste do Agora.
O acabamento é bem simples, mas se comparado com os outros modelos citados da mesma faixa de preço, não faz feio. Há plásticos duros por toda a parte, mas os comandos de rádio no volante dão um ar mais moderno. O revestimento dos bancos em tecido é adequado ao preço.
Por falar em rádio, é bom esquecer central multimídia no HB20 mais barato. No lugar dela vai um som apenas com rádio e conexão Bluetooth. Também há porta USB para quem ainda usa pendrives com música.
Se a ideia for comprar uma tela à parte, o painel não foi feito para isso. Aí é melhor pensar na versão Vision, de R$ 61.890, que já vem com a central original com sistemas como AndroidAuto e Apple CarPlay. Mesmo assim, o preço continua vantajoso.
Voltando ao Sense, ele vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros elétricos e é isso. A trava é elétrica, mas sem controle remoto. O motorista vai ter que usar a chave no tambor da porta como se fazia nos tempos do Excel, carro que a Hyundai vendia no Brasil nos anos 1990.