Redução no consumo de combustível, sustentabilidade, menos emissões de gases poluentes, frenagem regenerativa e melhor dirigibilidade. São diversos os benefícios que carros híbridos e elétricos oferecem. No mundo, mais de 5 milhões destes veículos foram vendidos em 2018. No Brasil, a venda de carros sustentáveis teve um aumento de 20,4% em 2018, comparado a 2017, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Até 2030, de acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey de 15% a 30% dos veículos vendidos no Brasil serão híbridos ou elétricos.
Para discutir o assunto, o Sistema Fiep promoveu, no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep, um evento exclusivo para a equipe comercial da Toyota e representantes do Sindirepa-PR. Além de assistir a palestras, os participantes puderam conferir um teste de performance dos veículos híbridos comercializados pela fabricante. "Em 2012, a Toyota começou a vender o primeiro carro híbrido da marca no Brasil, o modelo PRIUS, e agora está lançando o RAV4 na versão híbrida", conta Jeordon Isidoro, gerente de vendas da Toyota Barigui, que palestrou no evento. Segundo Jeordon,
em São Paulo os donos de veículos híbridos ou elétricos recebem 40% da devolução do IPVA e também são isentos do rodízio.
Valerio Marochi, técnico de ensino no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep, explicou sobre os benefícios e diferenciais dos veículos híbridos e elétricos. Além de contar um pouco sobre a história desses automóveis, ele enfatizou a importância das políticas ambientais, programas colaborativos e políticas econômicas de baixo carbono para incentivar a expansão dessa modalidade de veículos no mercado brasileiro. Valério também ressaltou a necessidade da qualificação profissional para atender às novas demandas. "Com o crescimento no número de veículos híbridos e elétricos no Brasil e no mundo, é fundamental ter profissionais preparados para atuar na construção e manutenção desses veículos", disse.
Leia mais:
Leilão do Detran-SP tem moto por R$ 800 e BMW por R$ 10 mil
Condutores do Paraná tem até dia 24 de janeiro para pagar IPVA à vista; confira o calendário
Aplicativo BlaBlaCar suspende ofertas de caronas no Paraná e prepara recurso
Radar pode multar carro com licenciamento vencido
Além de prestar serviços e consultorias para as indústrias e empresas do setor, por meio da infraestrutura
e tecnologias disponíveis no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente, o Sistema Fiep também prepara os profissionais que trabalham ou desejam atuar na área automotiva e de eletromobilidade, oferecendo cursos de curta e média duração, além de cursos técnicos, de graduação e a pós-graduação em Veículos Híbridos e Elétricos, primeira especialização no Brasil exclusiva sobre o tema.
Todos os cursos estão em sintonia com o meio industrial e formam profissionais para serem referências em suas áreas. "O Sistema Fiep oferece uma formação completa. O aluno formado pelas Faculdades da Indústria sai com mais conhecimento prático e preparado para o mercado de trabalho", afirma Rafael Cury, gerente do Campus da Indústria.