Também conhecido como pino esférico ou articulação, o pivô de suspensão tem como função ligar o chassi do veículo com o telescópio e a manga de eixo, além de possibilitar o movimento rotacional e angular das rodas. "O motorista deve estar sempre atento à manutenção do pivô de suspensão porque, caso o componente atinja um desgaste muito acentuado, pode até quebrar e ocasionar acidentes graves”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Segundo Silva, a inspeção preventiva do pivô deve ser feita de acordo com o prazo estipulado pelo fabricante. No entanto, se o condutor dirigir constantemente em vias esburacadas é indicado avaliar em intervalos menores de tempo.
"É preciso observar se há indícios de deterioração das coifas e folgas. Batidas secas e ruídos agudos em curvas ou desníveis, bem como desgaste irregular dos pneus, são indícios de problemas com os pivôs”, ressalta.
Caso haja necessidade de substituir o pivô de suspensão, é recomendável avaliar também o estado dos componentes periféricos, como terminais de direção e axial, bandeja e bieletas, além de obrigatoriamente verificar o alinhamento da direção. "A durabilidade de outros itens pode ser reduzida se o pivô estiver com problema”, finaliza Silva.