Composto por diversos componentes, o sistema de freio é um dos mais fundamentais para a segurança dos motoristas. Daí a importância de sua manutenção.
"Quando o pedal de freio fica duro e pesado, pode indicar comprometimento do sistema de freios. É sinal que o multiplicador de força, o servo freio, está com algum defeito, podendo ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio até o motor, câmaras sem vedação”, explica Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.
Já quando o pedal de freio está baixo ao pisar, chegando, às vezes, a tocar o assoalho, o problema pode estar relacionado ao cilindro mestre indicando gaxetas com avarias, o que promove perda de estanqueidade interna e, consequentemente, perda de pressão. "Vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis também pode provocar pedal mais baixo”, acrescenta.
Vazamentos ocasionados na região da pinça de freio ou no cilindro de roda no caso de tambor de freio traseiro, tubulações partidas ou baixo nível de fluido de freio no reservatório também são fatores que podem acarretar pedal mais baixo.
A vibração no volante ao pisar no freio pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. No freio traseiro, também é possível observar este tipo de vibração caso tenha ovalização no tambor. "Mas, não confunda com veículos que têm freio ABS, que numa frenagem de emergência pode haver vibração no pedal de freio”, adverte.
O freio esponjoso ou fofo é sintoma de presença de ar no sistema de freio e deve ser feito sangria. "Envelhecimento do fluido de freio também pode ocasionar este tipo de problema. Basta trocar o fluido e fazer a sangria”, alerta.
Com relação ao desvio de trajetória ao pisar no componente, Guimarães finaliza: "Será preciso verificar as condições das pinças de freio e se há engripamento do êmbolo por oxidação”.