Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Audiência na Alep vai discutir alíquota zero para IPVA de motocicletas

Reportagem Local
03 set 2024 às 12:00

Compartilhar notícia

- Thgusstavo/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) promove nesta quarta-feira (4), às 18 horas, no Plenarinho da Casa, audiência pública para debater a Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de motocicletas de baixa cilindrada. A proposição do debate é do deputado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública.


No ano de 2022 o Senado Federal promulgou uma Resolução de nº 15 que zera a alíquota mínima do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para motos de até 170 cilindradas. A medida entrou em vigor no mês de janeiro de 2023, e deixa a critério dos estados decidirem sobre a aplicação ou não da isenção do IPVA para as motos que se enquadram nessa categoria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Isso ocorre porque a Resolução promulgada não é impositiva, ou seja, não há obrigatoriedade de zerar as alíquotas, pois o IPVA é um imposto de âmbito estadual. Dessa forma, o Senado Federal não pode obrigar os entes da federação a conceder isenção do IPVA para motos de até 170 cc. O texto da resolução apenas autoriza que os Estados e o Distrito Federal fixem alíquota zero para motos”, explica o deputado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Evite dor de cabeça

Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila

Imagem de destaque
Análise

Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política

Imagem de destaque
Análise

Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica

Imagem de destaque
Livre passagem

Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação


No evento, serão discutidos os mecanismos para estabelecer alíquota zero no estado do Paraná. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), “as motos de até 170 cilindradas representam 80% das vendas do setor no Brasil e muitos proprietários utilizam esses veículos para desempenhar atividades profissionais. Além do IPVA Zero, a audiência pública pretende debater a Faixa Azul para motos que é uma sinalização indicativa de área exclusiva para motocicletas em avenidas movimentadas para orientar o fluxo de tráfego de motos em geral, a redução do IPVA para motos de outras cilindradas e a criação da Rua das Motos na Rua João Negrão no centro da capital paranaense.

Publicidade


Para a audiência pública foram convidados o presidente do Motoclube Abutres do Paraná, Denis Marciano; o presidente do Moto Clube Ceifeiros da Meia Noite, Gilvan dos Anjos Rocha; o diretor da Cesconseg (Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança do Estado do Paraná); o diretor de Marketing da Rede de Supermercados Góes e representante municipal para o evento; representantes do motociclismo Cristão de Curitiba e Região; o coordenador da Câmara Setorial de Supermercados da ACP (Associação Comercial do Paraná), Paulo Alziro da Cruz; o presidente da Federação Paranaense de Clubes de Motocicleta, David Ahmad Argenton; o fundador e presidente do Rolê de Quinta e o proprietário da loja Road Moto Shop, Silvio Laerte Carvalho. (Com informações da assessoria da Alep)


Serviço:

Publicidade


Audiência Pública: “Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de veículos de duas rodas de baixa cilindrada”


Quando: 04/09/2024


Horário: 18 horas


Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná


Imagem
Audiência vai discutir alíquota zero para IPVA de motocicletas
Proposta para motos de baixa cilindrada será discutida nesta quarta-feira no Plenarinho da Assembleia Legislativa
Imagem
Sabatina Folha/Bonde: Barbosa Neto propõe rever contrato dos radares em Londrina
Candidato pela coligação “Quem manda é o povo” (PDT e Federação Psol/Rede), Barbosa Neto (PDT) é o primeiro candidato ouvido pela sabatina realizada pelo Grupo Folha de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo