Com o período de férias de final de ano, aumenta o tráfego nas rodovias de todo o País e os motoristas devem ficar atentos aos cuidados com o veículo para garantir uma viagem segura. Entre os itens importantes que devem ser checados na revisão, estão os filtros automotivos. "A manutenção preventiva dos filtros do óleo, do combustível, do ar e do filtro de cabine ou do ar-condicionado pode impedir uma parada inesperada do veículo, consumo inadequado do combustível, desgaste prematuro de peças e até mesmo evitar o desconforto de viajar inalando mau cheiro ou respirando impurezas do ar”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.
Componente fundamental para o bom funcionamento do motor o filtro do óleo, desenvolvido para reter resíduos do sistema de lubrificação e proteger o motor, quando saturado pode desgastar prematuramente as peças internas. Além disso, óleo sujo cria borra no motor, o que pode ocasionar sérios danos à motorização, comprometendo peças como bronzinas do mancal e de bielas, comando de válvulas, virabrequim, tuchos, entre outras.
Moura recomenda seguir o prazo especificado para a substituição de filtros e lubrificante, segundo o fabricante, e realizar o serviço em oficina especializada ou posto de troca de confiança, sempre observando se os filtros são compatíveis ao seu veículo, bem como o óleo é específico para o motor do seu veículo.
Responsável por filtrar impurezas do álcool, da gasolina ou diesel, o filtro do combustível, também deve ser verificado, pois, quando entupido ou sujo, pode comprometer a vida útil da bomba de combustível e o sistema de injeção. Outro filtro bastante importante é o do ar, que assegura que apenas o ar livre de abrasivos alcance a câmara de combustão. "Quando entupido, eleva o consumo de combustível para veículos carburados e perda de potência, para motores com injeção eletrônica, pois possibilita a entrada de resíduos no motor” comenta.
Para garantir uma viagem confortável, recomenda-se também a checagem do filtro de cabine ou de ar-condicionado, que deve ser trocado anualmente. Desta forma, o motorista evita problemas com o sistema do ar condicionado, como falta de ventilação e comprometimento da temperatura interna do veículo, trazendo e garantindo assim o bem-estar da família.