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Excesso de carga: um erro que pode custar caro ao caminhoneiro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 fev 2022 às 10:30
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Alta nos preços dos combustíveis, dificuldade em repassar custos para o cliente e inflação das peças de reposição são algumas das razões para que caminhoneiros autônomos ou mesmo empresas de transportes trabalhem com excesso de carga nos veículos. Essa prática, no entanto, não costuma ajudar a transportadora a obter mais lucro, apontam os especialistas. Pelo contrário, o excesso de carga pode causar danos ao caminhão, aumentando os custos de manutenção, além de resultar em multas e prejudicar o desempenho do motor.


“As montadoras fazem testes diversos para garantir que o produto que vai ao mercado atenderá aos padrões de segurança, desempenho e emissões necessários. Colocar mais carga acima do que o caminhão faz com que todo esse trabalho seja perdido. E o prejuízo fica justamente com o proprietário. A bem da verdade, não há benefício nessa prática”, resume Hovani Argeri, diretor geral de Operação da empresa Via Trucks, concessionária da montadora DAF Caminhões, com unidades em Contagem-MG, Guarulhos-SP e São Bernardo do Campo-SP.

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Algumas consequências negativas do excesso de carga podem ser conferidas abaixo. Veja:

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Combustível


Um caminhoneiro que transportou, por exemplo, 15% a mais de carga do que o estipulado no manual do proprietário, pode pensar que conseguiu um lucro maior em uma única viagem. No entanto, para lidar com o peso extra, ele provavelmente gastou mais combustível, o que representa um custo considerável em um momento de alta do diesel. Para movimentar o peso demasiado, o veículo precisa manter rotações maiores, saindo de sua faixa de eficiência energética. Transportar mais peso exige mais força, resultando em maior gasto de energia, principalmente em subidas, vias esburacadas ou com muitos quebra-molas.

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Mecânica


O peso excedente exige mais dos componentes do caminhão. Quem mais sofre são a suspensão e os pneus, que passam por desgastes acentuados. A vida útil da transmissão e dos freios também é diminuída. Há também uma questão de segurança envolvida: mais pesado, o veículo exige mais dos freios, que podem ficar superaquecidos e não funcionarem quando acionados. Sem contar que, ao exigir mais torque, as peças internas do motor também são prejudicadas. O resultado é o aumento do número de revisões e da manutenção. Caminhão parado na oficina é sinônimo de prejuízo.

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Estabilidade


O transporte de carga acima do limite da capacidade compromete a dirigibilidade. Dessa forma, manobras mais delicadas, como a execução de curvas, podem ser dificultadas. A estabilidade também é prejudicada, já que qualquer movimentação da carga excedente será capaz de torcer a carroceria do veículo. O comprometimento da dirigibilidade e da estabilidade resulta em maiores chances de tombamento do caminhão.

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Velocidade


Como o caminhão precisa fazer mais força para transportar um peso maior do que aquele para o qual foi projetado, o motor e outros componentes perdem a capacidade de responder adequadamente aos comandos do condutor. Assim, a velocidade diminui e a resposta do sistema de frenagem também é prejudicada. Isso torna a viagem mais lenta e perigosa. Ou seja, o motorista vai demorar mais para chegar ao destino.

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Emissões


Caminhão com mais peso do que o indicado exige mais do motor e queima mais combustível, o que gera uma maior emissão de gases poluentes. O excesso de carga também reduz a vida útil de filtros e do próprio óleo do motor, gerando outros tipos de resíduos poluentes com mais frequência.

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Multa


Exceder o peso é considerado infração de natureza média, prevista no artigo 231, inciso V, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A infração é punida com multa e retenção do veículo para o transbordo da carga excedente. De acordo com a resolução nº 258 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), quando a fiscalização for feita por equipamento de pesagem (balança rodoviária), a tolerância para a carga em excesso é de 5% sobre os limites regulamentares para o PBT (peso bruto total).


Rodovias


O caminhão com excesso de peso também causa mais danos às rodovias. Isso porque o peso extra é transferido para o solo, causando deformidades no asfalto e até buracos, que se transformam em obstáculos para os próprios veículos de carga. Uma pista irregular e com buracos resulta em maior gasto de pneus, diminuição do tempo de vida da suspensão e dos freios. Dessa forma, é preciso que o motorista tenha consciência sobre suas responsabilidades em relação à conservação das vias públicas. Ele será o mais beneficiado.


Portanto, especialistas alertam que, além de não ser uma escolha inteligente, o excesso de carga também tem impacto na vida de outras pessoas. A carga excessiva gera mais custos para o proprietário do veículo e afeta a sociedade, uma vez que intensifica a emissão de poluentes, aumenta o risco de acidentes e piora as condições das vias públicas.

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