Encarecimentos sequentes dos combustíveis, baixo ganho e manutenção do carro cara formam as principais reclamações dos motoristas de aplicativos, taxistas e profissionais de logística. Mas não só deles. As dificuldades permeam todos proprietários de carro.
O engenheiro mecânico Denis Marum, autor de um e-book, dá dicas de como reduzir os custos com o carro. A manutenção pode ser uma grande aliada.
Óleo do Motor: Não é recomendado deixar passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Os motoristas devem sempre utilizar o óleo indicado no manual do proprietário e evitar ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. O óleo do motor NÃO precisa de aditivo.
Vazamentos: É fundamental atentar-se aos aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. A coloração deve ser observada: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara), óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho, vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido.
Amortecedores: Na hora de trocar o amortecedor, é recomendável optar por uma peça nova, esquecendo as recondicionadas. Amortecedor cansado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus.
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Velas: Tais componentes, responsáveis por queimar o combustível que entra no motor, quando desgastados, parte do combustível é eliminado pelo escapamento. O resultado é a perda de dinheiro.
Alinhamento e balanceamento: Adiar esse ajuste faz com que haja gastos com combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção.
Teste:
Se o motorista desconfiar se a gasolina está batizada, existe um teste rápido e fácil para tirar a dúvida.: em um copo plástico, coloque a gasolina. Se estiver adulterada, o fundo do copo vai derreter. Combustível adulterado pode estragar a bomba, a boia de combustível, os bicos injetores e até o catalizador do escapamento.
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