Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atente-se, motorista

Entenda como funciona a caixa de direção do veículo e cuidados na manutenção

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 dez 2021 às 07:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Responsável por transmitir o movimento do volante às rodas, a caixa de direção define uma trajetória segura ao volante. 


Existem dois tipos deste componente. O primeiro é modelo setor e rosca sem fim, geralmente, usado em veículos antigos e alguns modelos de pesados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um outro é do tipo pinhão e cremalheira, geralmente utilizado nos automóveis atuais, sendo mais leve e compacta, segundo informa Eduardo Guimarães, técnico da fabricante de autopeças Nakata. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Facilidade

Motoristas podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova no Paraná

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Paraná encaminha projeto de lei para isentar de IPVA motos de até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Evite 'dor de cabeça'

"Bateram no meu carro, e agora?": especialista dá dicas de como agir em caso de acidentes

Imagem de destaque
Evento gratuito

Caravan 1991 é destaque em encontro de carros antigos em shopping de Londrina


O profissional ressalta ainda que a folga pode trazer ruídos, além de imprecisão de demora na resposta do volante.  “Ao virar o volante, o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna. Assim, a rotação é convertida e transferida para os braços, que controlam o posicionamento das rodas”, explica Guimarães.

Publicidade


O especialista lembra também que a caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica: “Na assistência hidráulica tem um sistema que é tocado pelo motor, ou seja, há uma correia no motor que toca uma bomba hidráulica, formando um circuito, e conforme se atua no volante ela faz multiplicação de forças para esterçar o veículo. Já na elétrica poupa energia já que não é tocado pelo motor e faz a multiplicação de forças por meio do atuador elétrico”.


Ele acrescenta que, assim como os outros componentes do veículo, a caixa de direção também sofre desgaste com o tempo de uso. Daí a importância do motorista atentar-se à ela: “Pode surgir folga na direção pelo desgaste do conjunto pinhão e cremalheira e também das buchas”.


Caso haja algum indício de anormalidade em algum dos componentes do sistema de direção, é importante procurar um mecânico de confiança já que o sistema é de extrema segurança no controle do veículo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo