Com a proximidade do fim do ano, muitos consumidores já começam a fazer
planos para o destino do tão esperado 13º salário. E, neste cenário, a
aquisição de motocicletas desponta como uma opção atrativa para quem
busca renovar a garagem ou ter um meio de transporte mais ágil e
econômico.
O mercado da região de Londrina estima uma alta de até
15% nas vendas de motos zero km para o último trimestre, comparado ao
mesmo período de 2022. Especialmente em novembro e dezembro, quando
entra o dinheiro extra dos trabalhadores.
“Historicamente, nesta
época do ano observamos um aumento na demanda, impulsionado pelo
pagamento do 13º salário e pela chegada dos modelos 2024. Já em outubro,
pudemos perceber um interesse maior dos clientes”, destaca Rudney
Doscher, diretor de Operações da Honda Blokton, rede de concessionárias
que possui 23 lojas em todo o estado, sendo duas só em Londrina.
Com a tendência de crescimento no último trimestre e baseada na previsão da Blokton, líder de vendas na região com 54% de market share da região, espera-se que cerca de 2,3 mil novas unidades ganhem as ruas da Grande Londrina antes da virada do ano.
Com isso, o polo formado por Londrina e outros 12 municípios no entorno deverá encerrar 2023 com aproximadamente 8,3 mil motocicletas novas vendidas durante o ano, o que corresponde de 10% a 12% do total comercializado no Paraná.
Até setembro, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), a média mensal na região era de 680 exemplares zero km emplacados.
Destaques de vendas na região
Por ser a cidade mais populosa da região, com 590 mil habitantes, a
conhecida como pequena Londres também é a que mais emplaca motos. De
janeiro a setembro de 2023, foram 4,5 mil unidades novas circulando
pelas ruas.
Já Cambé, que tem uma população de 106 mil pessoas,
emplacou 840 motocicletas, seguida de Ibiporã, com 388 unidades para uma
população de 54,5 mil pessoas. Outras cidades que se destacaram foram
Sertanópolis (135) e Jataizinho (100), no acumulado de janeiro a
setembro.
Boa parte dessas motocicletas vendidas na Grande
Londrina tem por finalidade o deslocamento do condutor entre a casa e o
trabalho, além de servir como ferramenta para a geração de renda no
setor de moto-entrega. É o que garante Antonio Grigonis,
gerente-regional da Blokton Londrina.
De casa para o trabalho
Segundo
Grigonis, a partir dos dados da concessionária é possível traçar um
perfil verdadeiro de quem compra motos na região, uma vez que o grupo
paranaense possui 54% do market share local. “Esse grupo de consumidores
representa cerca de 80% das pessoas que visitam o nosso showroom ou
compram pelos nossos canais digitais”, afirma.
Esse movimento
fica mais evidenciado pelos modelos com maior volume na procura: as
opções de baixa cilindrada, como BIZ 125, a linha CG 160 e a NXR 160
Bros.
Um levantamento realizado pela rede mostra que 55% das
motos da região foram adquiridas por meio do consórcio, o pagamento à
vista teve representatividade de 24% e o financiamento uma fatia de 21%
nas vendas.