Famosos

Venda antecipada do livro estraga a festa de leitores

19 jul 2007 às 17:57

O lançamento antecipado de centenas de exemplares do último volume da saga de Harry Potter nos Estados Unidos, onde dois jornais publicaram resenhas sobre a obra revelando que ela marca a iniciação do personagem na vida adulta, estragou a festa dos leitores e editores.

"'As relíquias da morte' é, em boa medida, um livro que marca a iniciação de Harry nas complexidades e tristezas da idade adulta", escreveu a crítica Michiko Kakutani na edição desta quinta-feira (19) do New York Times, que, assim como cerca de 1.200 pessoas, pôde comprar a obra no dia anterior, numa livraria nova-iorquina.


Scholastic, a editora da escritora britânica J.K. Rowling nos Estados Unidos, pensava em lançar "Harry Potter e as relíquias da morte" numa megaoperação de marketing em escala mundial na meia noite de sábado, mas algumas livrarias se adiantaram.


O New York Times publicou uma extensa e detalhada resenha da obra, que revela que "pelo menos meia dúzia de personagens que conhecemos morrem e outros são feridos e torturados".


Rowling protestou pelas resenhas publicadas pelo New York Times e o Baltimore Sun. "Fiquei estupefata que alguns jornais americanos decidiram publicar (...) críticas do livro, em total desrespeito ao desejo de milhares de leitores, especialmente as crianças, que querem descobrir sozinhos o fim da história", afirmou a escritora num comunicado.


Paralelamente, a Bloomsbury, editora britânica da série, expressou sua "consternação" pela ruptura nos Estados Unidos do embargo imposto sobre a sétima e última venda da saga do mago mais famoso do mundo.


A Bloomsbury Publishing "ficou muito consternada ao saber que, à noite, um pequeno número de cópias de 'Harry Potter e as relíquias da morte' foram vendidos nos Estados Unidos", rompendo o embargo mundial, afirmou a editora em comunicado divulgado em Londres.

No último volume desta bem sucedida série, cujos seis capítulos anteriores venderam mais de 325 milhões de exemplares em 64 idiomas, terá sua edição em inglês lançada oficialmente às 0h01 de sábado em Londres (23h01 GMT de sexta-feira, 20), simultaneamente em todo o mundo. As exceções serão os Estados Unidos, Canadá e México, onde o livro sairá no primeiro minuto de sábado, na hora local.


Continue lendo