O líder de uma das maiores bandas de rock completaria 60 anos nesta terça-feira (05). Freddie Mercury, líder do Queen, nasceu no dia 5 de setembro de 1946 como Farrokh Bommi Bulsara, em Zanzibar (atualmente parte da Tanzânia). Portador do vírus HIV e assumidamente gay, o cantor morreu aos 45 anos, em 1991.
Em homenagem ao astro, o canal pago The History Channel exibe nesta segunda-feira (04) dois programas dedicados ao músico. O primeiro, que vai ao ar às 21h, é um documentário de uma hora sobre a vida de Freddie Mercury.
Em seguida, às 22h, será exibido o "Freddie Mercury Tribute Concert", show transmitido a 17 países em abril de 1992. participaram do espetáculo Tony Iommi, Robert Plant, Axl Rose, Elton John, David Bowie e Roger Daltrey, entre outros.
Os maiores sucessos do Queen são "We Are the Champions" (música da Copa) e "Crazy Little Thing Called Love".
Em toda sua carreira, o Queen vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
Quenn volta à estrada
Quinze após a perda de Freddie Mercury o Queen voltou aos palcos em março deste ano com uma turnê Estados Unidos e Canadá. A banda também não tem mais John Deacon, que deixou o grupo alegando que queria se aposentar --sua última aparição com o Queen foi em 1997. Restaram apenas May e o baterista Roger Taylor, que em shows são acompanhados por músicos contratados.
Outra novidade é que banda gravará um álbum com músicas inéditas tendo como vocalista Paul Rodgers (ex-Bad Company, Free, The Firm e The Law).