Famosos

Enterro de ator é marcado por emoção e confusão

12 ago 2006 às 15:19

O sepultamento do ator Irving São Paulo, 41 anos, no fim da manhã desta sexta-feira (11), foi marcado por emoção e confusão. As informações são do Jornal O Dia Online.

De acordo com o Jornal, a família do artista proibiu a entrada da imprensa na área do velório, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. Mesmo assim, alguns repórteres, fotógrafos e cinegrafistas ficaram de plantão no local. Quando o cortejo fúnebre começou, o irmão de Irving, o também ator Ilya São Paulo, se irritou com o assédio da imprensa e começou a ofender os jornalistas com xingamentos - um deles foi "sanguessugas". Um repórter da Rede TV! chegou a ser agredido fisicamente e o cinegrafista teve a câmera quebrada.


Ilya São Paulo estava revoltado com a imprensa, segundo ele, porque enquanto o irmão estava vivo a mídia o tinha esquecido e agora nenhum tipo de cobertura fazia sentido.


Cerca de 60 pessoas, entre parentes, amigos e companheiros de trabalho, acompanharam o enterro de Irving. O ator morreu nesta quinta-feira, às 11h55, no Hospital Copa D"Or, vítima de falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pancreatite necro-hemorrágica.


José Irving Santana São Paulo nasceu na cidade de Feira de Santana, Bahia, em 26 de Outubro de 1964. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo, Irving já nasceu sob os refletores, sendo acostumado desde criança ao cenário artístico.


A última aparição de Irving na TV foi na reprise da novela "A Viagem" (1994), em que representava o músico Zeca. Seu papel mais marcante na telinha foi logo em sua estréia, na novela "Final Feliz" (1982), de Ivani Ribeiro. O ator viveu o adolescente deficiente mental Rafa. Em seguida fez o personagem Zé Rodolfo em "Champagne" (1983), além de vários Casos Verdade.


Ator desde 6 anos participou de inúmeras novelas na TV Globo como "Bebê a Bordo" (1988), "Sexo dos Anjos" (1989), "Perigosas Peruas" (1992), "Mulheres de Areia" (1993), "A Viagem" (1994), "Torre de Babel" (1998) e "Estrela-Guia" (2001). Em minisséries fez parte do elenco de "Um Só Coração" (2004), seu último trabalho na TV e "A Muralha" (2000). No cinema esteve nos filmes "A Noiva da Cidade" (1978), "Muito Prazer" (1979), "Luz Del Fuego" (1982) e Cascalho (2004).

Nos dois últimos anos, Irving trabalhava na diretoria do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. O ator deixou dois filhos: Johann, 23 anos, e Luiz Henrique, 20. Irving é a segunda perda precoce na família. Em 1978, seu pai morreu com a mesma idade do ator. Preso pelo regime militar, Olney nunca se recuperou das torturas sofridas.


Continue lendo