Uma autópsia realizada no corpo do cantor irlandês Stephen Gately, que morreu no sábado (10) na ilha de Mallorca, concluiu que o cantor faleceu de causas naturais.
Uma autoridade da Justiça espanhola informou que Gately sofreu um edema pulmonar "agudo", que consiste no acúmulo de líquido no pulmão.
A autoridade afirmou que, uma vez que os depoimentos das testemunhas e os exames sejam confirmados, então o "caso será encerrado".
No entanto, ela não informou se Gately tinha consumido drogas ou bebidas alcoólicas antes de sua morte, mas, de qualquer forma, estas não foram a causa da morte. Os resultados dos exames toxicológicos ainda serão divulgados.
Uma amostra do líquido que estava no pulmão do cantor, retirada durante a autópsia, será enviada para mais exames em um laboratório em Barcelona, para confirmar o resultado.
A representante não respondeu se Gately tinha vomitado antes de morrer.
Stephen Gately foi encontrado morto em seu apartamento na cidade de Port d'Antratx, onde passava férias. O cantor fazia parte do grupo Boyzone, que fez grande sucesso nos anos 90 na Irlanda e Grã-Bretanha.
Traslado
A Justiça espanhola também autorizou o parceiro, Andrew Cowle, e a família do cantor a levarem o corpo de Gately de volta para a Irlanda, para a realização do funeral.
O advogado da família, Gerald Kean, afirmou que os papéis foram assinados para permitir a liberação do corpo, mas acrescentou que serão necessários dois dias para o traslado.
"O único desejo da família é levar o filho e o irmão de volta para casa o mais rápido possível", afirmou.
Gately teria morrido depois de adormecer em um sofá, depois de passar a noite fora de casa na cidade de Palma. E, apesar das especulações, a família negou que o cantor tenha consumido drogas, bebido em excesso durante oito horas ou cometido suicídio.
"Não estamos afirmando que ele não estava bebendo, mas (durante) oito horas é algo que não aceitamos", afirmou o advogado da família em um programa de televisão britânico nesta terça-feira.
Um porta-voz da polícia espanhola já firmou que "não há sinais de circunstâncias suspeitas" em relação à morte de Gately.
Os outros integrantes do Boyzone foram para Mallorca depois da morte do cantor, mas já voltaram para a Irlanda.