Participante da semana de moda de Nova York desde 2005, o brasileiro Alexandre Herchcovitch tem seu nome incluído duas vezes entre os 70 designers que apresentam suas criações nas passarelas do Mercedes-Benz Fashion Week nesta temporada. Com a Cruise Collection, uma coleção especial que chega às lojas do Brasil em novembro, ele estreou na abertura do evento como novo diretor de criação da Rosa Chá. Amanhã ele está de volta, desta vez com a própria marca e mostrando a coleção primavera-verão exibida em julho na São Paulo Fashion Week.
Com 34 modelos, a coleção especial com que Herchcovitch passa a assinar a Rosa Chá é inspirada no desenvolvimento da estrutura do maiô ao longo das décadas. Algumas peças da Cruise Collection lembram um pouco os vestidos e calções usados pelas mulheres que iam à praia em fins do século 19. Os vestidos de alça ou tomara-que-caia são soltos, há biquínis e bermudas de cintura alta e calças curtas terminando em punhos.
"Algumas mulheres querem conforto e não gostam de mostrar muito o corpo", diz o designer. Trabalhando com seda pura, poliamida com elastano e chambray, ele priorizou preto, branco e pérola nas cores e também foi econômico nas estampas: além de bolinhas e listas com detalhes de strass, criou um xadrez luminoso trançando faixas de lycra amarela e laranja. O look se completa com sandálias plataforma à la Carmem Miranda, feitas de tecido e verniz, também desenhadas por ele. O desfile, na quinta-feira passada, foi visto por representantes de lojas de rede e multimarcas americanos, canadenses, de outros países latino-americanos e até da Turquia.
A Cruise Collection que Herchcovitch desenhou como extra para o próximo verão da Rosa Chá é a primeira a não ser feita por Amir Slama, que criou a marca 17 anos atrás e a lançou, com sucesso, no mercado internacional. Depois de se associar à Marisol SA, três anos atrás, em maio ele se desligou totalmente dela, ressentindo-se de ter feito uma venda e não uma fusão com a empresa catarinense. Slama ainda assina a coleção de verão 2009/2010, que começa a ser vendida nas lojas brasileiras este mês e terá as peças de alto verão lançadas em outubro.
Também de olho na grande vitrine que Nova York é para atrair compradores internacionais, a Iódice mostrou sua coleção da temporada no dia 9, véspera da abertura da Mercedes-Benz Fashion Week, e fora do Bryant Park, onde se concentra a maior parte dos desfiles. A semana nova-iorquina de moda, que termina nesta quinta-feira, abre os eventos internacionais seguida pelas apresentações em Milão, Paris e Londres. Além de Iódice e Herchcovitch, participam dela os brasileiros Carlos Miele, com a própria grife, e Francisco Costa, estilista da americana Calvin Klein.