Apesar de alguns momentos dramáticos, a biografia de Thammy Miranda é pontuada pelo bom humor, que é uma característica do ator. Um desses momentos registrados no livro "Thammy – Nadando contra corrente", de Marcia Zanelatto, é quando o filho de Gretchen soube que Glória Perez iria esticar sua participação na novela "Salve Jorge".
É que no novo enredo proposto pela autora, Thammy, que estava fazendo sucesso com sua personagem, teria que usar um figurino feminino, o que lhe trouxe memórias do tempo em que vivia oprimido tentando ser quem não era.
"O pior de tudo era quando a gente ia gravar na boate. Tinha setenta figurantes, todas gostosas dançando lá e eu vestido de mulher", relata no livro. Confira esse e outros trechos da obra, que será lançada em setembro, durante a Bienal do Livro, no Rio.
Salve Jorge, salve Thammy
"A ideia inicial era que Thammy fizesse a personagem Jô, que registrava os passos do processo de investigação de uma rede de tráfico de mulheres, e depois sumiria. Mas mudou!
- Thammy, em primeiro lugar, parabéns. Você está indo muito bem na novela. O público está me pedindo para você aparecer mais. Então eu queria te dar um presente: a personagem vai mudar. Ela vai se disfarçar e participar da investigação como uma bailarina infiltrada.
- Claro, maravilha. Vamos arrasar! - Thammy respondeu de pronto. E segurou a vontade de chorar.
A preparação para a personagem Lorrane, a versão de Jô disfarçada, envolvia horas de preparação nos rituais femininos que ele havia abolido. Nas cenas que gravava como Lorrana, Thammy precisava do apoio de Lara (amiga que acompanhava as gravações dando suporte emocional). Lara também foi incumbida de barrar fãs pedindo fotos de Thammy vestido de Lorrana , só de Jô. Foi duro, mas foi um aprendizado.
Thammy foi traída
"Depois de uma série de shows, Thammy resolveu antecipar a volta para Recife (onde estava morando na época). Em vez de chegar em casa na parte da tarde, chegou de manhã e deu de cara com Gabriela (sua namorada na época) nua na cama ao lado de outra moça mais ou menos de roupa. Entrou, cumprimentou a moça, a namorada, sentou-se e bateu um papinho informal como se nada tivesse acontecendo.
A moça foi embora, e Thammy esperou para ver se Gabriela iria contar o que deveria contar. Nada. Gabriela entrou no banho e, quando saiu, suas malas já estavam prontas no meio da sala. Thammy apenas indagou:
- Vai levar agora ou prefere que eu deixe na calçada em frente à casa da sua mãe?"
Namorada versão Gretchen
"Depois de Gabriela, veio Manuela, que dançando, não era uma coisa normal. Uma sensualidade capaz de tocar os corações mais frios. O fato é que quando Thammy viu aquele escândalo de mulher quis que ela fosse sua.
A safadeza de Thammy não dava conta do charme e do poder feminino de Manuela. Mesmo quando Thammy entendeu que aquela mulher nunca seria somente sua, não se abalou. Topou dividir a mulher amada, porque dividir é muito melhor do que não ter."
(com informações do site G1)