Antenados

Atriz perde ação que movia contra jornal e colunista

26 mai 2010 às 12:12

A atriz Juliana Paes perdeu na Justiça do Rio de Janeiro processo que moveu contra o jornal Folha de São Paulo e o colunista José Simão. A juíza Bianca Ferreira Nigri, da 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca (RJ), considerou improcedente a ação que sustentava que os textos de Simão ofendiam a honra da artista.

Na ação, a artista questionou insinuações que envolviam a personagem "Maya", interpretada por Juliana na novela ´Caminho das Índias´. Para a atriz os temos "casta" e "castidade" relacionado ao seu nome repercutia mal para sua imagem. O colunista chegou a escrever que Juliana não seria nada casta.


O jornal alegou que "houve apenas um trocadilho com o substantivo 'casta' que tanto pode ser relativo ao sistema de organização política indiano retratado na novela quanto à castidade sexual" - nada tendo a ver com a vida pessoal e íntima da pessoa Juliana Paes. Em razão desse comentário, Simão foi proibido, em junho do ano passado, de fazer piadas e trocadilhos sobre Juliana e a personagem, sob pena de multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Mas pouco dias depois a liminar foi revogada.


A juíza Bianca Ferreira Nigri entendeu que "as notas veiculadas não contêm qualquer expressão ofensiva à honra da autora, tratando-se apenas de técnica da balizada linguagem jornalística/humorística".

Os advogados da atriz ainda poderão entrar com recurso de apelação ao TJ-RJ.


Continue lendo