Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No mínimo 400g por dia

OMS recomenda maior consumo de frutas, verduras e legumes

Redação Bonde com Blog da Saúde
27 nov 2015 às 14:50

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumo regular de frutas, legumes e verduras (FLVs) está associado a um menor risco de contrair certos tipos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis. Isso é devido à presença de fibras e agentes fitoquímicos que atuam como antioxidantes naturais no organismo (por ex., licopeno no tomate, resveratrol na uva, etc), entre outros componentes reconhecidamente benéficos à saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 400 g/dia destes alimentos para que se possa obter um ganho nutricional expressivo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Considerando o atual cenário de baixo consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira, em acordo com levantamento feito pelo IBGE, é preciso aumentar em cerca de três vezes o consumo diário médio atual desses alimentos no Brasil, para que seja atingido o patamar recomendado pela OMS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



Na medida do possível, recomenda-se adquirir alimentos orgânicos e/ou certificados pelo governo, cuja procedência é conhecida, assim como os chamados alimentos da "época" (safra), por receberem em média uma menor carga de agroquímicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior

Imagem de destaque
Alerta

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado

Porém, a impossibilidade de aquisição de alimentos orgânicos não deve ser motivo para a diminuição no consumo de FLVs produzidos pelo sistema convencional de cultivo. Inexistem evidências consistentes na literatura científica que indiquem risco inaceitável à saúde devido à presença de resíduos químicos que possam descompensar os benefícios nutricionais trazidos por esses alimentos, à luz do conhecimento científico atual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo