Cerca de 260 bancários que trabalham nas 13 agências do Bradesco em Londrina foram obrigados a voltar ao trabalho nesta sexta-feira (30) por força de uma decisão da 3ª Vara Trabalhista expedida na última quinta (29). O restante da categoria, que permanece em greve, entra no 25º dia de paralisação nacional.
De acordo com o secretário jurídico do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Wanderley Antonio Crivellari, a Justiça deu provimento a um pedido embasado em um dispositivo que não vinha mais sendo usado para este tipo de situação. "Chama-se interdito proibitório e era muito utilizado entre o final dos anos 1990 e início dos 2000. Depois, tornou-se mais raro e vários juízes já não o acatavam mais. Vamos recorrer dessa decisão, mas creio que não haverá tempo hábil para impedir que os bancários do Bradesco voltem ao trabalho nesta sexta", explica.
Segundo o site JurisWay, o interdito proibitório é uma ação judicial que visa repelir algum tipo de ameaça à posse de determinado possuidor. Pode-se dizer que se classifica como uma forma de defesa indireta que terá cabimento quando houver contra o possuidor a ameaça de turbação (perturbação) ou esbulho (ofensa efetiva que impede o exercício da posse).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Boa parte dos funcionários do Bradesco voltou ao trabalho ainda na quinta. Todos devem dar expediente nesta sexta. Londrina e região contam com 2.157 bancários. Destes, cerca de 1,7 mil estão de braços cruzados.